Arte contemporânea e cultura visual: diálogos e possibilidades no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523333831

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Cultura visual, Ensino superior

Resumo

Este texto explora relações entre arte e cultura visual a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos junto ao Laboratório Artes Visuais e I/Mediações – vinculado ao Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo compartilhar experiências, refletir sobre trajetórias desenvolvidas e contribuir com algumas possibilidades para a formação acadêmica no campo das artes visuais. Pelo viés da perspectiva da cultura visual, esboça articulações inter e transdisciplinares, a partir de projetos em andamento, aqui pensados como potência. Como fundamentação teórico-metodológica, teóricos como Fernando Hernández,  Nicolas Mirzoeff, Thomas W. J. Mitchell, Belidson Dias, entre outros, subsidiam projetos e experiências. Em forma de relato, o texto pretende não apenas situar estas trajetórias, mas discutir – à luz do referencial – alguns aspectos pontuais acerca da formação, tecendo ideias entorno às proposições realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DAMASIO, Antônio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DIAS, Belidson. O i/mundo da cultura visual. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2011.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

MIRZOEFF, Nicholas. Introducción a la cultura visual. Barcelona: Octaedro, 2003.

MITCHELL, W.; J .Thomas. Teoría de la imagen. Vol. 5. Ediciones Akal, 2009.

RESENDE, José (in); DERDYK, Edith (Org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

STOREY, John. Teoría cultural y cultura popular. Barcelona: Octaedro, 2002.

VAN MANEN, Max. Investigación educativa y experiencia vivida. Barcelona: Idea Books, 2003.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

Valle, L. D. (2018). Arte contemporânea e cultura visual: diálogos e possibilidades no ensino superior. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 1(1), e7. https://doi.org/10.5902/2595523333831

Edição

Seção

Artigos