Arte contemporânea e cultura visual: diálogos e possibilidades no ensino superior
DOI :
https://doi.org/10.5902/2595523333831Mots-clés :
Arte contemporânea, Cultura visual, Ensino superiorRésumé
Este texto explora relações entre arte e cultura visual a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos junto ao Laboratório Artes Visuais e I/Mediações – vinculado ao Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo compartilhar experiências, refletir sobre trajetórias desenvolvidas e contribuir com algumas possibilidades para a formação acadêmica no campo das artes visuais. Pelo viés da perspectiva da cultura visual, esboça articulações inter e transdisciplinares, a partir de projetos em andamento, aqui pensados como potência. Como fundamentação teórico-metodológica, teóricos como Fernando Hernández, Nicolas Mirzoeff, Thomas W. J. Mitchell, Belidson Dias, entre outros, subsidiam projetos e experiências. Em forma de relato, o texto pretende não apenas situar estas trajetórias, mas discutir – à luz do referencial – alguns aspectos pontuais acerca da formação, tecendo ideias entorno às proposições realizadas.Téléchargements
Références
DAMASIO, Antônio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
DIAS, Belidson. O i/mundo da cultura visual. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2011.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
MIRZOEFF, Nicholas. Introducción a la cultura visual. Barcelona: Octaedro, 2003.
MITCHELL, W.; J .Thomas. Teoría de la imagen. Vol. 5. Ediciones Akal, 2009.
RESENDE, José (in); DERDYK, Edith (Org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
STOREY, John. Teoría cultural y cultura popular. Barcelona: Octaedro, 2002.
VAN MANEN, Max. Investigación educativa y experiencia vivida. Barcelona: Idea Books, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).