Caracterização microclimática no interior dos talhões de <i>Eucalyptus camaldulensis</i> Dehnh, <i>Eucalyptus grandis</i> Hill ex Maiden e<i> Eucalyptus torelliana</i> F. Muell, localizados em Anhambi, SP.
DOI :
https://doi.org/10.5902/19805098282Mots-clés :
Microclimatic features, Eucalyptus camaldulensis, E. grandis, E. torelliana.Résumé
Neste estudo avaliou-se algumas características microclimáticas em talhões de E. camaldulensis, E. grandis e E. torelliana, resultantes dos diferentes tipos de cobertura florestal que estas espécies propiciam. Das três espécies estudadas, E. camaldulensis foi a que deixou passar as maiores quantidades de radiação solar global e intensidade luminosa. Já E. torellianafoi a espécie que mais interceptou a radiação solar e deixou o sub-bosque com menos luminosidade. As maiores temperaturas diárias e nos primeiros 10 cm do solo, foram observadas em E. camaldulensis. Para as três espécies, aos 20 cm de profundidade a variação da temperatura foi praticamente constante. Através dos resultados encontrados foi possível confirmar que as árvores de E. camaldulensis, E. grandis e E. torelliana, previamente estudadas na Austrália, pertencem, respectivamente, a formação de floresta aberta baixa, floresta aberta alta e floresta fechada.
Téléchargements
Références
ANDRE, F.H. Ecologia Florestal. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1978. 230p.
BAVER, L.D.; GARDNER, W.M.; GARDNER, W.R. Soil physics, 4.ed. London: John Wiley & Sons, 1972. 498p.
DAJOZ, R. Ecologia geral. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1978. 472p.
FERREIRA, M. Melhoramento e a silvicultura intensiva clonal. A apresentado na Feira Nacional de Biotecnologia. Julho, 1991. São Paulo.
GEIGER, L. Manual de microclimatologia: O clima da camada de ar junto ao solo. 4.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gubblenkian, 1980. 637p.
LARCHER, W. Ecofisiologia vegetal. 4.ed. São Paulo:EPU, 1986. 319p.
PARDE, J. Le microclimat em forest. In: PESSON, P. Ecologie forestière. Paris: Gauther-Villar, 1974. P. 1-19.
REIFSNYDER, W.E.; LULL, H.W. Radiant energy in relation to forests. Usda Forest Service. Technical Bulletin, v.1344, p.63-95, 1965.
WHATLEY, J.M.; WHATLEY, F.R. A luz e a vida das plantas. São Paulo: EPU/EDUSP, 1982. 103p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.