Agrupamento de árvores matrizes de <i>Eucalyptus grandis</i> em função das variáveis dendrométricas e das caracteristicas tecnológicas da madeira.
DOI:
https://doi.org/10.5902/198050981813Palavras-chave:
análise de agrupamento, <i>Eucalyptus grandis</i>, dendrometria, tecnologia da madeiraResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar a possibilidade de agrupar árvores matrizes de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden em função das variáveis dendrométricas e fenotípicas e das características tecnológicas da madeira. As 63 árvores matrizes selecionadas, em um povoamento comercial do litoral norte do estado do Rio Grande do Sul foram abatidas e classificadas quanto às características fenotípicas e dendrométricas. Depois disso, retiraram-se discos na base, no diâmetro à altura do peito (DAP), e a 25, 50, 75 e 100% da altura comercial, destinados à determinação da massa específica básica. Das duas primeiras toras seccionadas acima do DAP, foram retiradas, paralelamente à medula, as tábuas destinadas à avaliação qualitativa da madeira serrada. Por meio da análise de agrupamento, as árvores matrizes foram reunidas em quatro grupos distintos e classificadas com base na tendência em desenvolver rachaduras de topo nas tábuas e toras. No grupo I, classificaram-se as árvores com menor tendência a apresentar rachaduras de topo das tábuas, enquanto que nos grupos II e III, reuniram-se as árvores com menor tendência a rachaduras de topo das toras; e por fim, no grupo IV, classificaram-se as árvores com maior tendência a rachaduras de topo das toras e das tábuas. Através da aplicação da análise discriminante, foi possível identificar cinco variáveis com poder de discriminação dos grupos (DAP, porcentagem estimada de rachaduras, relação altura/diâmetro, tipo de casca e percentual volumétrico de alburno) e três funções discriminantes. A técnica de análise de agrupamento e análise discriminante possibilitou o agrupamento das árvores semelhantes, a identificação das variáveis de seleção e a discriminação das funções que permitem alocar novas árvores nos grupos formados.Downloads
Referências
ARAÚJO, H. J. B. Agrupamento das espécies madeireiras ocorrentes em pequenas áreas sob manejo florestal do projeto de colonização Pedro Peixoto (AC) por similaridade das propriedades físicas e mecânicas. 2002. 184p. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2002.
ASSIS, T. F. Qualificação tecnológica da madeira de Eucalyptus para serraria: aspectos genéticos e de manejo. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE MANEJO FLORESTAL, 1., 2000, Santa Maria. Anais... Santa Maria: Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal/UFSM, 2000. p. 59-80.
LONGHI, S. J. Agrupamento e análise fitossociológica de comunidades florestais na sub-bacia hidrográfica do rio Passo Fundo-RS. 1997. 252f. Tese (Doutorado em Ciências Florestais)- Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1997.
LOPES, M.C. Agrupamento de árvores matrizes de eucalyptus grandis em função das variáveis dendrométricas e das características tecnológicas da madeira. 2003. 93f Disssertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.
LOUZADA, J. L. P. C.; MARCOS, S. M. R.; SILVA, M. E. C. M. Avaliação do comportamento de secagem da madeira em estufa para 14 espécies florestais. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PRODUTOS E PESQUISA FLORESTAIS E SEMINÁRIO EM TECNOLOGIA DA MADEIRA E PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIRÁVEIS, 2., 2002, Curitiba. Anais...Curitiba: FUPEF, 2002.
RUY, O. F.; FERREIRA, M.; TOMAZELLO FILHO, M. Variação da qualidade da madeira entre grupos fenotípicos de clones de Eucalyptus urophylla S.T. Blake da Ilha de Flores, Indonésia. Scientia Forestalis, Piracicaba, n.60, p. 21-27, 2001.
SANTOS, P. E.T.; GERALDI, I. O.; GARCIA, J. N. Estimativas de parâmetros genéticos de propriedades físicas e mecânicas da madeira em eucalyptus grandis. Scientia Forestalis, Piracicaba, n.63, p.54-64, 2003.
XAVIER, A.; BORGES, R. C. G.; CRUZ, C. D. et al. Aplicação da análise multivariada da divergência genética no melhoramento de Eucalyptus spp. Revista Árvore, Viçosa, v.20, n.4, p.495-505, 1996.
ZOBEL, B. J. & JETT, J. B. Genetics of Wood Production. Syracuse: Springer-Verlag, U.S.A., 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais poderão ou não ser enviadas ao autor.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte seja citada. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.