Procedimentos para estudo de uma interseção semaforizada mediante técnicas de engenharia de tráfego

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40474

Palavras-chave:

Mobilidade sustentável, Tráfego urbano, Semáforo

Resumo

O setor de transportes pode ser responsável direto pelo direcionamento do desenvolvimento urbano das cidades, porém esta possibilidade está sendo ofuscada dado pela utilização em excesso dos modos motorizados individuais de transporte, o que por sua vez, acaba gerando problemas como congestionamentos, acidentes, poluição e aumento nos tempos de viagens. Neste cenário a Engenharia de Tráfego aparece como ferramenta essencial para mitigar estes efeitos, sob a ótica do planejamento urbano sustentável. Estudos nesta área podem fornecer dados importantes como a quantidade de veículos circulante em uma determinada região, assim como sua composição, suas origens e destinos bem como sua velocidade de operação. De porte destes dados, uma vez que coletados e analisados sob metodologias reconhecidas, os gestores urbanos podem tomar decisões acerca de medidas de intervenção no tráfego para aumentar a segurança e eficiência do trânsito. Assim, o presente artigo tem como objetivo demostrar o planejamento feito para a realização de um estudo de tráfego em uma interseção semaforizada da cidade de Cachoeira do Sul como resultado de uma cooperação entre a Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul e a Prefeitura Municipal, envolvendo igualmente atividades práticas de disciplinas de graduação como recurso de ensino/aprendizagem ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Baesso Müller, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, Brasil

Francisco Marchet Dalosto, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, Brasil

Alejandro Ruiz- Padillo, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) – Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, Brasil

Referências

BRASIL. Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais (IPR. Publ., 706). Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico. Rio de Janeiro, 1999.

BRASIL. Manual de Estudos de Tráfego (IPR. Publ., 723). Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Rio de Janeiro, 2006. 384 p.

BRASIL. Política Nacional de Mobilidade Urbana. Ministério das Cidades. Brasília, 2013. 37 p.

BRASIL. Edital de chamamento público N°3/2014. Ministério da Infraestrutura. Agência Nacional de Transportes Terrestres. Brasília, 2014. 77p.

BRASIL. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. Volume V. Sinalização Semafórica. Conselho Nacional de Trânsito. Departamento Nacional de Trânsito. Ministério das Cidades. Brasília, 2014.

CACHOEIRA DO SUL. Plano de Mobilidade de Cachoeira do Sul. PlanMob. Prefeitura Municipal. Abril de 2019.

COLELLA, D. A. T. Comportamento dos motoristas em interseções semaforizadas. Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos – SP, 2008.

ELEFTERIADOU, L. An Introduction to Traffic Flow Theory, Editora Springer, 2014.

FEITOSA, F. C. C. Um estudo prático para contagem volumétrica automática de veículos usando Visão Computacional. Universidade Federal do Goiás, Instituto de Informática, Goiânia-GO, 2012.

FONSECA, D. S. Estudo de Tráfego na Pça. Jackson do Amauri. Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Tecnologia, Feira de Santana-BA, 2010.

MICHAELSEN L K, KNIGHT A B, FINK L D. Team-Based Learning: A transformation of Small Groups in College Teaching. Sterling, VA: Stylus Publishing, LLC, 2004.

ORTÚZAR, J. de D. & WILLUMSEN, L. G. Modelling Transport. John Wiley & Sons Ltd, 4th ed. 2011.

PROTEGER, Consultoria Ambiental. Diagnóstico de Tráfego Veicular. Joinville -SC, 2015.

SECO, A. J. da M. Princípios básicos de organização de redes viárias: manual de planejamento das acessibilidades e da gestão viária. 2008

VASCONCELLOS, E. A., CARVALHO, C. R., & PEREIRA, R. M. Transporte e Mobilidade Urbana.2011:Volume (34). Brasília – DF.

VILANOVA, L. M. Siri – um novo simulador para rede de semáforos. Revista dos Transportes Públicos. Ano 22, São Paulo-SP, 2006:41-54

WANG, X. R., HUI, C. M., CHOGUILL, C. & JIA, S. H. The new urbanization policy in China: Which way forward? Habitat International, Vol. 47, June 2015, Pg.279-284.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Como Citar

Müller, S. B., Dalosto, F. M., & Padillo, A. R.-. (2020). Procedimentos para estudo de uma interseção semaforizada mediante técnicas de engenharia de tráfego. Ciência E Natura, 42, e9. https://doi.org/10.5902/2179460X40474

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)