Inovações e Soluções Sustentáveis em Engenharia Ambiental
Palavras-chave:
Technological advancements, SustainabilityResumo
O avanço tecnológico e a busca por soluções sustentáveis têm impulsionado a inovação em diversos campos da engenharia ambiental. Neste contexto, destacam-se os estudos que buscam a otimização de processos e a implementação de alternativas ecologicamente corretas. Esta Publicação Especial apresenta algumas das pesquisas mais recentes e inovadoras, proporcionando uma visão abrangente sobre as iniciativas voltadas para a sustentabilidade e a eficiência.
Por exemplo, a medição precisa de vazão de água é essencial para a gestão dos recursos hídricos. A avaliação de medidores Venturi como alternativa para medição de vazão residencial oferece uma solução eficaz e acessível para monitorar o consumo de água, promovendo o uso consciente e a redução de desperdícios.
Outro destaque é a estimativa do potencial de aproveitamento energético de biogás proveniente de reatores UASB no estado do Rio Grande do Sul. A utilização de biogás como fonte de energia renovável não só ajuda a mitigar a emissão de gases de efeito estufa como também valoriza o uso de resíduos orgânicos, contribuindo para a economia circular.
A biossorção tem ganhado espaço como um método alternativo para a remoção de metais pesados de soluções aquosas. A otimização do uso de fibra de coco como material biossorvente para remoção de Pb²⁺ e Ba²⁺ destaca-se pela eficácia e pelo baixo custo, oferecendo uma alternativa sustentável e acessível para a purificação de água.
A modelagem da qualidade da água, baseada no HEC-RAS, é interessante para o monitoramento e a preservação dos recursos hídricos. Essas ferramentas permitem a análise de diversos parâmetros e a identificação de possíveis fontes de poluição, facilitando a implementação de medidas corretivas.
Adicionalmente, a caracterização química de frações de solo proveniente de aterros sanitários para aplicação como fertilizante ou condicionador de solo exemplifica a reutilização de resíduos sólidos, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade na agricultura.
Por fim, a aplicação de redes neurais artificiais na captura de CO₂ demonstra o potencial das tecnologias de inteligência artificial para mitigar as mudanças climáticas, otimizando processos de adsorção e aumentando a eficiência na remoção de gases poluentes.
Assim, esses estudos refletem o compromisso contínuo da engenharia ambiental com a inovação e a sustentabilidade. A adoção dessas e de novas soluções é fundamental para enfrentar os atuais desafios ambientais e garantir um futuro mais sustentável.
Downloads
Referências
sem referências.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ciência e Natura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

