Atividade experimental de física empregando um disco de Euler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X84154

Palavras-chave:

Disco de Euler, Ensino, Física

Resumo

Neste trabalho propõe-se a construção de um disco de Euler para o ensino de física. A ideia é analisar o movimento de uma moeda girando sobre uma mesa e comparar com o movimento do disco de Euler. O disco em questão foi construído a partir de três discos rígidos (HD) e um ímã de alto-falante. Coloca-se o disco para girar e analisa-se a energia cinética e potencial associada. Para analisar a influência do atrito no movimento, coloca-se o disco para girar em diferentes superfícies e mede-se o tempo até o disco atingir o repouso.  Em resumo, o disco de Euler é um aparato que permite o estudo do movimento, da energia cinética, da energia potencial gravitacional, de processos de transformação de energia além da influência das forças de atrito no movimento dos corpos. A física do movimento, de uma forma simples e prática, pode ser estudada através deste aparato experimental, garantindo um aprendizado efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Garcia De Paiva Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

Undergraduate student in the mechanical engineering course at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Cleiton Anderson Trindade de Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria

Undergraduate student in the electrical engineering course at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Marianna Batista Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Undergraduate student in the electrical engineering course at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Silvana Maldaner, Universidade Federal de Santa Maria

PhD in Physics. She is a professor of physics at the Industrial Technical College (CTISM) of the Federal University of Santa Maria.

Jocenir Boita, Universidade Federal de Santa Maria

PhD in Physics. He is a professor of physics at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Lucinéia Fabris, Universidade Federal de Santa Maria

Doctor in Mathematics. She is a professor of mathematics at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Glauber Rodrigues de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria


Doctor in Mathematics. He is a professor of mathematics at the Federal University of Santa Maria, Cachoeira do Sul campus.

Referências

MOFFATT, H. K. Euler's disk and its finite-time singularity. Nature, v. 404, n. 6780, p. 833-834, 2000.

VEGA BAUTISTA, Javier de la. Estudio de ingenios científicos con aplicaciones en educación y divulgación. 2020. Trabalho de conclusão de curso - Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales, Universidad Politécnica de Madrid, Madri, Espanha.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Moraes, B. G. D. P., Carvalho, C. A. T. de, Teixeira, M. B., Maldaner, S., Boita, J., Fabris, L., & Quadros, G. R. de. (2023). Atividade experimental de física empregando um disco de Euler. Ciência E Natura, 45(esp. 1), e84154. https://doi.org/10.5902/2179460X84154

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>