Higroeletricidade através do uso de partículas de ferro suportadas por resíduos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X84144

Palavras-chave:

Higrogerador, Higroeletricidade, Energia elétrica, Partículas de ferro

Resumo

Nos últimos anos, devido ao aumento do consumo de energia elétrica em todo o mundo, a geração de energia sustentável tornou-se o foco de diversas investigações científicas. Nesse cenário, este projeto propõe uma nova tecnologia para geração de energia, baseada no uso de resíduo de Pó de Pedra Ágata. Vale ressaltar que atualmente não há regulamentação para o descarte desses materiais, ocorrendo na maioria das vezes de forma inadequada. Além disso, uma partícula à base de ferro também será utilizada, a fim de construir um artefato de cimento que funciona como gerador de energia. Espera-se que, ao final do projeto, o protótipo desenvolvido seja capaz de gerar energia elétrica de maneira satisfatória. O protótipo construído terá que ser testado em estado de super-umidade, ou seja, totalmente submerso em água, a fim de avaliar sua qualidade e eficiência. O material final confeccionado, por ser capaz de gerar energia por meio da umidade, recebe o nome de higrogerador e desperta grandes possibilidades futuras para o desenvolvimento de novas tecnologias, além de contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingridi Kremer, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna da Graduação em Engenharia elétrica da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Cachoeira do Sul - RS, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas elétricos de potência como geração, transmissão, distribuição de energia elétrica, instalações elétricas, desenho técnico e nanotecnologia aplicada em propriedades eletroeletrônicas.

Maria Cecilia Caldeira Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Cachoeira do Sul. Cursou Técnico em Informática no Instituto Federal De Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). E atualmente é bolsista de Iniciação científica entitulada: Nanotecnologia Aplicada a Novos Materiais: Propriedades Eletrônicas e Estruturais de Materiais Avançados.

Matheus Amancio Correa Neres, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é aprendiz da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Engenharia Mecânica

Eloisa da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é graduanda em Engenharia Mecânica e bolsista de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Maria, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de novos materiais e propriedades mecânicas.

Jocenir Boita, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura plena em Física pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em formação de nanopartículas metálicas e Doutorado em Física com ênfase em Física Experimental voltada a formação de sistemas monometálicos e bimetálicos envolvendo metais de transição, sua reatividade frente ao envenenamento por enxofre e a construção de instrumentação específica para absorção de raios X no modo in situ com resolução temporal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Glauber Rodrigues de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012 e 2015). Atualmente é professor na UFSM em Cachoeira do Sul.

Silvana Maldaner, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física (Licenciatura Plena (2008) e Bacharelado em Física (2012)), mestrado em Meteorologia e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria.

Lucinéia Fabris, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria campus Cachoeira do Sul - UFSMCS.

Referências

BRANDÃO, JOSÉ RONALDO JÚNIOR et al. Caracterização da cinza da casca de arroz vermelho para aplicação como material pozolânico. Energia na Agricultura, v. 35, n. 1, p. 80-88, 2020.

BRASILEIRO,L; MATOS, J. M.E. Revisão bibliográfica: Reutilização de resíduos reutilização de resíduos da construção e demolição na indústria da construção civil. Cerâmica, V. 61, n. 358. P 178-189,2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ce/a/8v5cGYtby3Xm3Snd6NjNdtQ/.Acesso em: 1 mar. 2023.

DELLA, V. P. et al. Estudo comparativo entre sílica obtida por lixívia ácida da casca de arroz e sílica obtida por tratamento térmico da cinza de casca de arroz. Química Nova, SciELO Brasil, v. 29, p. 1175–1179, 2006

‌FERNANDO GALEMBECK, THIAGO AL BURGO, TELMA DUCATI E RUBIA GOUVEIA. Processo de eletrização e armazenamento de cargas elétricas em materiais por adsorção/ dessorção de água e material eletrizado pelo dito processo. 2010. WO 2011/0723481.

GALEMBECK, F.; BURGO, T. A. Hygroelectricity: The atmosphere as a charge reservoir. In: Chemical Electrostatics. [S.l.]: Springer, 2017. p. 65–90.

International Energy Agency . World Energy Balances: Overview. 2021. Acesso em 05 jun. 2022. Disponível em: http:www.iea.org/reports/world-energy-balances-overview.

NOVAKOVIC, BORA ; NASIRI, ADEL. Introduction to electrical energy systems. Electric Renewable Energy Systems, p. 1–20, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128044483000013. Acesso em: 24 fev. 2023.

REVISTA ARCO. Você sabia que a população mundial está perto de atingir a marca de 8 bilhões de pessoas? Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/voce-sabia-que-a-populacao-mundial-esta-perto-de-atingir-a-marca-de-8-bilhoes-de-pessoas#:~:text=Atualmente%2C%20s%C3%A3o%20mais%20de%207,de%20Estudos%20Demogr%C3%A1ficos)%20da%20Fran%C3%A7a. Acesso em: 27 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Kremer, I., Vieira, M. C. C., Neres, M. A. C., Rosa, E. da, Boita, J., Quadros, G. R. de, Maldaner, S., & Fabris, L. (2023). Higroeletricidade através do uso de partículas de ferro suportadas por resíduos. Ciência E Natura, 45(esp. 1), e84144. https://doi.org/10.5902/2179460X84144

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>