“Project-based learning” na engenharia: uma experiência prática de aprendizado lúdico em ambiente real
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X35505Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Projetos, Metodologia de ensinoResumo
As exigências e desafios apresentados atualmente pelo mercado de trabalho nas áreas de engenharia e arquitetura exigem dos futuros profissionais uma formação mais prática e crítica que facilite a resolução de problemas. Sendo assim, fica evidente que as metodologias tradicionais utilizadas nesses cursos precisam ser modificadas para possibilitar uma adequada capacitação além de apenas conhecimentos teóricos da área, como comunicação oral, trabalho em equipe e liderança de grupos, entre outros. O ensino baseado em Project Based Learning (PBL) proporciona aos alunos experiências interdisciplinares que fortalecem essas aptidões, envolvendo os estudantes com projetos de tomada de decisão semelhantes àqueles vivenciados na vida profissional. O objetivo deste trabalho é mostrar as experiências vivenciadas pelos alunos dos cursos da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul na aplicação dessa metodologia inovadora de ensino. Como principais resultados, os estudantes desenvolveram tarefas relacionados a estudos de casos reais na área científico-técnica, com a apresentação de trabalhos a especialistas, entrega de relatórios e desenvolvimento de protótipos. A aplicação da metodologia se tornou satisfatória e motivadora, uma vez que estimulou o trabalho em equipe, integração das áreas da engenharia e arquitetura, troca de experiências entre alunos e professores e integração com a comunidade.Downloads
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