“Project-based learning” na engenharia: uma experiência prática de aprendizado lúdico em ambiente real

Autores

  • Fernando Pires da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Letícia Moreno Oestreich Laboratório de Mobilidade e Logística, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0002-1294-4119
  • Ana Luiza Tupam Miguel Moreno Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Guilherme Auler Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Bruno Pereira do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Tailor Johann Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Celso Becker Tischer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0002-8267-3000
  • Valéria Rolim Marostega Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0002-8930-2712
  • Bruna Fuzzer de Andrade Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Alejandro Ruiz Padillo Laboratório de Mobilidade e Logística, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0001-8313-0916

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X35505

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Projetos, Metodologia de ensino

Resumo

As exigências e desafios apresentados atualmente pelo mercado de trabalho nas áreas de engenharia e arquitetura exigem dos futuros profissionais uma formação mais prática e crítica que facilite a resolução de problemas. Sendo assim, fica evidente que as metodologias tradicionais utilizadas nesses cursos precisam ser modificadas para possibilitar uma adequada capacitação além de apenas conhecimentos teóricos da área, como comunicação oral, trabalho em equipe e liderança de grupos, entre outros. O ensino baseado em Project Based Learning (PBL) proporciona aos alunos experiências interdisciplinares que fortalecem essas aptidões, envolvendo os estudantes com projetos de tomada de decisão semelhantes àqueles vivenciados na vida profissional. O objetivo deste trabalho é mostrar as experiências vivenciadas pelos alunos dos cursos da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul na aplicação dessa metodologia inovadora de ensino. Como principais resultados, os estudantes desenvolveram tarefas relacionados a estudos de casos reais na área científico-técnica, com a apresentação de trabalhos a especialistas, entrega de relatórios e desenvolvimento de protótipos. A aplicação da metodologia se tornou satisfatória e motivadora, uma vez que estimulou o trabalho em equipe, integração das áreas da engenharia e arquitetura, troca de experiências entre alunos e professores e integração com a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROWS H S. A specific, problem-based, self-directed learning method designed to teach medical problem-solving skills, self-learning skills and enhance knowledge retention and recall. In H. G. Schmidt, & M. L. de Volder (Eds.), Tutorials in problem-based learning. A new direction in teaching the health profession. Assen: Van Gorcum, 1984.

CARDOSO J P P C, MORAIS L C, RODRIGUES C A, BITTENCOURT, R A. Introduzindo a programação de computadores e PBL com python e app inventor. COBENGE. XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. São Paulo. 2015

CHANG C-H, CHEN Y-Y, WANG J-C, WANG S-C, WU C. The case study of team-based learning methodology with teachers of four domains in the senior high school. Procedia - Social and Behavioral Sciences n. 176, 804–810, 2015.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA- CNI. Fortalecimento das engenharias. Mobilização Empresarial pela Inovação. Brasília: Confederação Nacional da Indústria, 2015.

DALE E. Audio-visual methods in teaching, New York: The Dryden Press, 1946.

DEMORE C P, LANES T K, GARCÍA D S P, NODARI C T, ALBANO J F, WANDSCHEER M A, DOS SANTOS F F F, ANDRIOLA C L. Projeto ponto de partida: o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática. Transportes, v. 25, n. 3, 153-165, 2017.

INEP. Censo da Educação Superior 2015. Ministério da Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015.

MICHAELSEN L K, KNIGHT A B, FINK L D. Team-Based Learning: A transformation of Small Groups in College Teaching. Sterling, VA: Stylus Publishing, LLC, 2004.

MILLS J E, TREAGUST D. Engineering Education, Is Problem-Based or Project-Besed Learning the Answer? Australasian Journal of Engineering Education, 2003. Disponível em: http://www.aaee.com.au/journal/2003/mills_treagust03.pdf. Acesso em: 17/08/2018.

NGUYEN, D. Q. The Essential Skills and Attributes of an Engineer: A Comparative Study of Academics, Industry Personnel and Engineering Students. Global Journal of Engineering Education: Melbourne, v. 2, n. 1, p. 65-76, 1998.

PASSOS F L, HERDY F H, PASSOS F V. Aprendizado baseado em problema: O PBL nos cursos de engenharia e arquitetura no Brasil. Congresso Brasileiro de Produção em Engenharia, 38, Fortaleza, 2010.

RIBEIRO, L R C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): Uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 209 p., 2005.

SILVA T T. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000.

THOMAS J W. A review of research on project-based learning. The autodesk Foundation. California: San Rafael, 46 p., 2000.

TRASOBARES A H, GILABERTE R L. Aplicación del aprendizaje basado en problemas (PBL) bajo un enfoque multidisciplinar: una experiencia práctica. Conocimiento, innovación y emprendedores: Camino al futuro/ coord. por Juan Carlos Ayala Calvo. Universidad de Zagaroza. p. 30- 43, 2007.

YIN R K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

Silva, F. P. da, Oestreich, L. M., Moreno, A. L. T. M., Auler, G., Nascimento, B. P. do, Johann, T., Tischer, C. B., Marostega, V. R., Andrade, B. F. de, & Padillo, A. R. (2019). “Project-based learning” na engenharia: uma experiência prática de aprendizado lúdico em ambiente real. Ciência E Natura, 40, 98–106. https://doi.org/10.5902/2179460X35505

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)