Proposta de um supercapacitor nanoestruturado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X35492

Palavras-chave:

Nanopartículas, Nanotecnologia, Supercapacitor

Resumo

Nos estudos em física da matéria condensada, à medida que se diminui uma partícula, unicidades se tornam peculiares, podendo até mesmo definir novas propriedades em sua nanoestrutura, sejam essas elétricas, químicas, entre outras1. Tendo como base de estudo a formação de nanopartículas (NP’s) de óxidos de ferro (Fe2O3), que apresentam propriedades eletrônicas muito interessantes, como alterações químicas nas estruturas atômicas sobre interferência do meio externo2. Pertinentes rendimentos qualitativos e quantitativos sobre capacitância do material, tempo de carga e descarga, eficiência em aplicações com o uso de filmes finos nanoestruturados2. Por conseguinte, o (Fe2O3) é promissor para nanotecnologia e motiva novas aplicações nas engenharias. De natureza igual tem-se outras nanopartículas, como Paládio (Pd), Platina (Pt) e Cobre (Cu). Este último por ser um excelente condutor de eletricidade, é muito empregado na fabricação de fios e aparelhos elétricos em macro escala. Direcionado por aplicações de armazenamento de energia, analisa-se as possíveis interações de nanoestruturas metálicas sobre a quantidade de portadores de cargas, utilizando diferenças de potencial sobre um conjunto de placas nanoestruturadas em paralelo3. Desta forma pode-se construir um supercapacitor, com campo elétrico gerado entre as áreas das placas por uma distância mínima e isolada por uma elevada rigidez dielétrica4.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocenir Boita, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura plena em Física pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2007), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), com ênfase em formação de nanopartículas metálicas e Doutorado em Física com ênfase em Física Experimental voltada a formação de sistemas monometálicos e bimetálicos envolvendo metais de transição, sua reatividade frente ao envenenamento por enxofre e a construção de instrumentação específica para absorção de raios X no modo in situ com resolução temporal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 

Referências

BOITA, J.; NICOLAO, L.; ALVES, M. C. M.; MORAIS, J., Controlled growth of metallic copper nanoparticles. New Journal of Chemistry 2017, 41, (23), 14478-14485.

KLEM, M. d. S. Estudo de supercapacitores orgânicos impressos em papel à base de PEDOT:PSS. Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP", 2017.

MIN, J.; KIERZEK, K.; CHEN, X.; CHU, P. K.; ZHAO, X.; KALENCZUK, R. J.; TANG, T.; MIJOWSKA, E., Facile synthesis of porous iron oxide/graphene hybrid nanocomposites and potential application in electrochemical energy storage. New Journal of Chemistry 2017, 41, (22), 13553-13559.

ZARBIN, A. J. G., Química de (nano)materiais. Química Nova 2007, 30, (6), 1469 - 1479.

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

Prado, A. L. R., & Boita, J. (2019). Proposta de um supercapacitor nanoestruturado. Ciência E Natura, 40, 34–37. https://doi.org/10.5902/2179460X35492

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>