A Construção de Instrumentos Meteorológicos e o Ensino dos Elementos do Clima em Escolas do Ensino Básico do Município de Itaara, RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X29339Palavras-chave:
Climatologia geográfica, Elementos climáticos, Recursos didáticos, Estação meteorológica.Resumo
O ensino de Geografia, e principalmente da climatologia deve partir do local de vivência do aluno, pois a maioria dos fenômenos atmosféricos e/ou climáticos se manifestam e são percebidos pela sociedade em seu espaço imediato, ou seja, no bairro e na cidade. A proposta desse trabalho teve por objetivo, então, introduzir recursos didáticos práticos para o estudo da climatologia junto ao Clube de Ecologia Guardiões das Nascentes nas Escolas Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lenhardt e Escola Estadual de Ensino Médio Itaara na cidade de Itaara - RS. Para iniciar o projeto de pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de conseguir maior sustentação teórico metodológica para o desenvolvimento do mesmo. Deste modo foi traçada uma metodologia que conceitualmente pudesse ter relevância didática para isso foram propostas metodologicamente atividades a serem cumpridas: Aplicação de nuvens e confecção de nuvens de um diário do tempo; oficina de observação de algodão; Instalação de cisterna para captação de água da chuva; construção/Instalação de uma mini-estação meteorológica nas escolas. Por fim, com avaliação quanticamente dos recursos aplicados para o ensino da geografia climática escolar, pode-se verificar sua validade enquanto pratica pedagógica, verificando progressos para a com a metodologia proposta.Downloads
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