A Construção de Instrumentos Meteorológicos e o Ensino dos Elementos do Clima em Escolas do Ensino Básico do Município de Itaara, RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X29339Keywords:
Climatologia geográfica, Elementos climáticos, Recursos didáticos, Estação meteorológica.Abstract
O ensino de Geografia, e principalmente da climatologia deve partir do local de vivência do aluno, pois a maioria dos fenômenos atmosféricos e/ou climáticos se manifestam e são percebidos pela sociedade em seu espaço imediato, ou seja, no bairro e na cidade. A proposta desse trabalho teve por objetivo, então, introduzir recursos didáticos práticos para o estudo da climatologia junto ao Clube de Ecologia Guardiões das Nascentes nas Escolas Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lenhardt e Escola Estadual de Ensino Médio Itaara na cidade de Itaara - RS. Para iniciar o projeto de pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de conseguir maior sustentação teórico metodológica para o desenvolvimento do mesmo. Deste modo foi traçada uma metodologia que conceitualmente pudesse ter relevância didática para isso foram propostas metodologicamente atividades a serem cumpridas: Aplicação de nuvens e confecção de nuvens de um diário do tempo; oficina de observação de algodão; Instalação de cisterna para captação de água da chuva; construção/Instalação de uma mini-estação meteorológica nas escolas. Por fim, com avaliação quanticamente dos recursos aplicados para o ensino da geografia climática escolar, pode-se verificar sua validade enquanto pratica pedagógica, verificando progressos para a com a metodologia proposta.Downloads
References
SOUZA H, PEREIRA JLP. O orçamento da criança. Folha de São Paulo. 1995 maio 02; Opinião: 1º Caderno.
ARMANI, G.; GALVANI, E. Avaliação do desempenho de um abrigo meteorológico de baixo custo. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Piracicaba-SP, v. 14, n.1, p. 116-122, 2006.
AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro; 17 eds. Bertrand Brasil, 2013.
CALLAI, H. C. O. Ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. ET. AL. (Orgs.) Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Porto Alegre 1998.
DOTTO, B. C; O Uso de Jogos de RPG na gestão de conflitos socioambientais e proteção do geopratrimônio hídrico no município de Itaara/ Rs. Dissertação de mestrado, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pôs Graduação em Geografia e Geociências, RS, 2016.
HOFFMANN, J. O Jogo Contraio da Avaliação. 9. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2014.
FERREIRA; J.S; ALMEIDA; M.C. Construção de uma mini cisterna de baixo custo para captação de água da chuva para fins não potáveis. 2015. Disponível em http://www.confea.org.br/media/Civil_construcao_de_uma_mini_cisterna_de_baixo_custo_para_captacao_de_agua_da_chuva_para_fins_nao_potaveis.pdf. Acesso em outubro de 2016
FREIRE, P.; FREI BETTO. Essa escola chamada vida. 7. Ed. São Paulo: Ática,1991.
HOPPE, I.; IENSSE, A. C.; SIMIONI, J. P. D.; WOLLMANN, C. A. Comparação entre um abrigo meteorológico de baixo custo e a estação meteorológica oficial no INMET, em Santa Maria (RS). Revista Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37. Ed. Especial SIC, 2015, p. 132 – 137.
IBGE. Histórico do Município. 2010. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=431053&search=rio-grande-do-sul|itaara|infograficos:-historico. Acesso em outubro de 2016
MONTEIRO, C. A. F. A Frente Polar Atlântica e as chuvas na fachada sul – oriental do Brasil. São Paulo: Instituto de Geografia da USP, 1969. Série Teses e monografias1969.
MONTEIRO, C. A. F. O estudo geográfico do clima. Cadernos Geográficos. Florianópolis, ano I,n. 1, maio, 1999
ONU. Relatório do Desenvolvimento Humano 2011: Sustentabilidade e Equidade:Um Futuro Melhor para Todos.Copyright © 2011 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 1 UN Plaza, New York, NY 10017, USA.ISBN: 978-92-1-626010-1
SARTORI, M. G. B.Clima e percepção geográfica: Fundamentos teóricos à percepção climática e à bioclimatologia humana. Santa Maria, Pallotti 2014. S251c.
STEINKE, E. T. Produção científica a respeito do Ensino de Climatologia nos simpósios brasileiros de climatologia geográfica.
STEINKE, V. A; VASCONCELOS, V.C. Revista Brasileira de Climatologia. Ano 10, vol. 14, 2014, pg. 132-153
ROSSATO, M. S.; SILVA, D.L.M. Da cotidianidade do tempo meteorológico à compreensão de conceitos climatológicos. In:
REGO, N.; CATROGIOVANNI, A.C; KAERCHER, N.A (Orgs.). Geografia: praticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.p.103-110.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
To access the DECLARATION AND TRANSFER OF COPYRIGHT AUTHOR’S DECLARATION AND COPYRIGHT LICENSE click here.
Ethical Guidelines for Journal Publication
The Ciência e Natura journal is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review Articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The Authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding Author should ensure that there is a full consensus of all Co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An Editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the Author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviewers should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that Authors can use them for improving the paper. Any selected Reviewer who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the Editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.