Contribuições das geociências à prática de educação ambiental em escola da área rural em Alegrete, RS

Autores

  • Jaqueline Flain Moraes Pós-Graduanda em Educação Ambiental. Centro de Ciências Rurais - CCR, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Edgardo Ramos Medeiros Departamento de Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X27230

Resumo

O presente trabalho trata do levantamento dos aspectos físicos (geologia, geomorfologia, entre outros e dos processos erosivos) com base em levantamentos de campo e cartas topográficas da região oeste do Rio Grande do Sul, mais especificamente dos municípios de São Francisco de Assis, Manoel Viana e Alegrete. Por apresentar sérios problemas de erosão, desmatamento ciliar e assoreamento de drenagens, foi elaborada uma carta clinográfica para determinar as áreas de maior/menor fragilidade e áreas suscetíveis a processos erosivos que, posteriormente, foram plotados na maquete da área, juntamente com outros dados como litologia, drenagem, vegetação, relevo, uso e ocupação do solo. Paralelamente ao levantamento físico da área, foram aplicados questionários à comunidade escolar, para coletar informações referentes a projetos de educação ambiental e, aos moradores locais a fim de diagnosticar o perfil socioeconômico e principais problemas, bem como técnicas de plantio, conservação do solo, produção e utilização de produtos químicos, entre outros. Como etapa final, e objetivo principal do trabalho, foram ministradas palestras nas escolas, (uma de cada município) com o auxílio da maquete, como recurso didático para despertar o interesse em participar. Foram abordados os principais tipos de degradações ambientais e possíveis soluções, dando ênfase à problemática local. 

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Referências

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Publicado

2002-12-09

Como Citar

Moraes, J. F., & Medeiros, E. R. (2002). Contribuições das geociências à prática de educação ambiental em escola da área rural em Alegrete, RS. Ciência E Natura, 24(24), 117–138. https://doi.org/10.5902/2179460X27230