Evidências de Pedogênese Alóctone Sobre Arenitos Botucatu no Sudoeste Gaúcho

Autores

  • Edgardo Ramos Medeiros Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabrício de Araújo Pedron Universidade Federal de Santa Maria
  • Anderson Augusto Volpato Sccoti Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9600

Palavras-chave:

Formação Botucatu, Pedologia, Solos arenosos, Arenização, Bioma Pampa.

Resumo

A região sudoeste do Rio Grande do Sul (RS) é caracterizada por grandes porções de solos arenosos que apresentam elevada fragilidade ambiental, devido a sua baixa fertilidade natural e alta suscetibilidade aos processos erosivos. Alguns destes solos apresentam incremento de argila, sugerindo pedogênese alóctone. Neste caso, objetivou-se determinar evidências de pedogênese alóctone sobre arenitos da Formação Botucatu na região sudoeste do RS. Foram analisados um perfil de Argissolo Vermelho e outro de Neossolo Quartzarênico, ambos formados sobre quartzo arenitos da formação Botucatu. Através de análises morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas foi possível verificar o processo de pedogênese alóctone pela elevação no teor de argila no horizonte B do perfil de Argissolo e confirmada pela ausência de minerais formadores de argila na rocha e presença de ilmenita nos horizontes pedogenéticos e sua ausência na rocha matriz. As condições ambientais sugerem que a ilmenita é originada da alteração de rochas vulcânicas circunvizinhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgardo Ramos Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1971) e mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1980). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Estratigrafia, Bacia do Paraná, Gupo São Bento.

Downloads

Publicado

2013-10-22

Como Citar

Medeiros, E. R., Pedron, F. de A., & Sccoti, A. A. V. (2013). Evidências de Pedogênese Alóctone Sobre Arenitos Botucatu no Sudoeste Gaúcho. Ciência E Natura, 35(1), 43–54. https://doi.org/10.5902/2179460X9600

Edição

Seção

Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>