Unidades de Landforms na Bacia do Arroio Cadena, Santa Maria - RS

Autores

  • Luis Eduardo Robaina Departamento de Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Roberto Cassol Departamento de Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.
  • Edgardo Ramos Medeiros Departamento de Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X27231

Resumo

Este trabalho utiliza a metodologia proposta por LOLLO (1996), para definir a bacia do Arroio Cadena dois sistemas de landforms, baseado no processo geomorfológico, denominados como sistema de dissecação e de acumulação. Estes sistemas foram divididos em porções menores do terreno, que por sua vez, foram caracterizadas e sete unidades homogêneas, descritas em termos de feições morfológicas, tipos de vales, característica do relevo (altitude, amplitude, declividade), drenagem substrato geológico/pedológico, uso e ocupação do solo. Tem por objetivo dar uma contribuição para o conhecimento científico e ao planejamento do uso e ocupação do solo na região, por analisar de forma integrada quanto ao meio natural e antrópico, identificando os principais processos geomorfológicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LOLLO, J. A. de, O uso da técnica de avaliaaçãao do terreno no processo de elaboração do mapeamento geoténico: sistematização e aplicação na quadríccula de Campinas. Tese de Doutorado, EESC/USP, 1996, 253p.

RODRIGUES, B.B. & PEJON, O. J. A importância dos landforms na elaboração das cartas de susceptibilidade aos movimentos de massa na região de àguas de LindóialSP. In: 3° Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica, Florianópolis, 1998, CD-ROM.

ROBAINA, L. E., BERGER, M. CRISTO, S.S.V. & PAULA, P.M. de Análise dos ambientes de risco no município de Santa Maria - RS. Ciência e Natura, v.23, UFSM, 2001.in press.

Downloads

Publicado

2002-12-09

Como Citar

Robaina, L. E., Cassol, R., & Medeiros, E. R. (2002). Unidades de Landforms na Bacia do Arroio Cadena, Santa Maria - RS. Ciência E Natura, 24(24), 139–152. https://doi.org/10.5902/2179460X27231

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>