Análise Atmosférica em Multicamadas em Situações de Neve no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X17350Palavras-chave:
Precipitação de neve, Hemisfério Sul, sul do Brasil.Resumo
Uma climatologia das variáveis espessura, temperatura, umidades relativa, e conteúdo integrado de vapor d'água é apresentada para diferentes camadas atmosféricas em situações de neve registradas na região sul do Brasil entre 1979 e 2011, totalizando 64 eventos. Na análise empregaram-se dados do ``The Climate Forecast System Reanalysis'' (CFSR), para as seguintes camadas atmosféricas (em hPa): 850--1000, 700--1000, 500--1000, e 700--850. Os episódios de neve foram subdivididos em três grupos de acordo com a altitude da região. A análise das espessuras apresentou valores maiores que os esperados para o Hemisfério Norte. Adicionalmente, a análise do conteúdo integrado de vapor d'água e campos de temperatura e umidade relativa na baixa troposfera, mostrou que a camada atmosférica com condições favoráveis à produção de neve na região sul do Brasil é relativamente rasa, ficando abaixo dos 850 hPa. Além disso, os valores limiares de espessura para a ocorrência de neve no sul do Brasil são da ordem de 133 dam para a camada 850--1000 hPa, sendo este valor consideravelmente maior que o documentado para a América do Norte, ressaltando o papel desempenhado pelo efeito orográfico local em criar as condições favoráveis para a ocorrência de neve no Brasil.
Downloads
Referências
Carvalho Júnior, I. J. d. (2004). A neve em palmas/pr: Da
reconstituição histórica à abordagem dinâmica. Mes trado em geografia, Universidade Estadual Paulista,
São Paulo.
CIRAM (2014). Centro de informações de recursos ambientais e de hidrometeorologia de santa catarina. URL <http://ciram.epagri.sc.gov.br/>, acesso em 17 nov. 2014.
Cruz, G. (2014). Eventos de neve [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 28 set. 2014.
Dewey, K. F. (1977). Daily maximum and minimum temperature forecasts and the influence of snow cover. Monthly Weather Review, 105(12), 1594–1597.
Fuentes, M. V. (2009). Dinâmica e padrões da precipitação de neve no sul do Brasil. Doutorado em geofísica,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre.
G1, J. (2014). Maior nevasca de sc. Portal de Notícias G1,
santa Catarina, 20 de jul. de 2014..
Heppner, P. O. (1992). Snow versus rain: Looking beyond
the “magic” numbers. Weather and forecasting, 7(4), 683–
Johnston, E. C. (1995). Updated satellite technique to
forecast heavy snow. Weather and forecasting, 10(2), 219–
McGill, R., Tukey, J. W., Larsen, W. A. (1978). Variations
of box plots. The American Statistician, 32(1), 12–16.
Quadro, M. F. L. d. (2012). Estudo de vórtices ciclônicos
de mesoescala associados à zona de convergência
do Atlântico Sul. Doutorado em meteorologia,
Universidade de São Paulo, São Paulo, disponível em:
<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14133/tde06062012-115400/>.
Saha, S., Moorthi, S., Pan, H. L., Wu, X., Wang, J., Nadiga, S., Tripp, P., Kistler, R., Woollen, J.,Behringer, D.,
et al. (2010). The ncep climate forecast system reanaly
sis. Bulletin of the American Meteorological Society, 91(8),
–1057.
Silva, V. B., Kousky, V. E., Higgins, R. W. (2011). Daily
precipitation statistics for south america: An intercomparison between ncep reanalyses and observations.
Journal of Hydrometeorology, 12(1), 101–117.
Weber, T. (2011). Um estudo das espessuras de diferentes camadas atmosféricas em eventos de neve no sul
do Brasil. Trabalho de conclusão de curso, Bacharelado em Meteorologia, Universidade Federal de Santa
Maria, Santa Maria.
Wilks, D. (2006). Statistical Methods in the Atmospheric Sciences, 2 o edn. Academic Press, San Diego.
Zero, J., Hora (2007). Registro de uma nevada histórica.
Zero Hora, porto Alegre, 3 de nov. de 2007. Caderno
Geral, p. 30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.