Variabilidade Espaço Temporal da Evapotranspiração Potencial no Submédio do Rio São Franscisco Utilizando a Análise Fatorial em Componentes Principais

Autores

  • Nixdali Freire de Oliveira Graduanda em ciências e tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Natal,RN.
  • Madson Tavares Silva Mestre, Professor Substituto- Centro de tecnologia, Departamento de engenharia civil- UFRN, Natal-RN.
  • Átilla Alex dos Santos Gonçalves Graduando em ciências e tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Natal,RN.
  • Renata Montoril de Souza Araújo Graduanda em ciências e tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Natal,RN.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X12803

Palavras-chave:

Meteorologia

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179460X12803

A evapotranspiração é uma dos processos mais importantes do ciclo hidrológico, consistindo na ligação entre energia, clima e disponibilidade hídrica. Sendo assim o objetivo desse trabalho foi aplicar à técnica de estatística multivariada, através da análise fatorial em componentes principais (ACP), em séries de evapotranspiração potencial (ETP) mensal na região do Submédio do Vale do rio São Francisco. Optou-se por essa região porque ela está inserida no semiárido brasileiro, que é uma das áreas do país mais susceptíveis aos efeitos das mudanças climáticas, tanto sob o aspecto físico como socioeconômico. Os dados utilizados são séries temporais (1960-1990) da temperatura média do ar (Tmed) espacializado em 0,5º x 0,5º oriundos do modelo Providing Regional Climates for Impacts Studies (PRECIS) do Hadley Center. Para determinação da ETP foi escolhido o método de Thornthwaite e Mather (1955). A análise fatorial foi aplicada no modo espaço-temporal para os dados de ETP, utilizando o software SPSS. Foi observado para séries temporais a média anual de 1.386 mm. A variabilidade dos dados de ETP foi representada em três componentes, entretanto as duas primeiras CP's representam mais de 85,0% da variância total dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nixdali Freire de Oliveira, Graduanda em ciências e tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Natal,RN.

2011- Técnica em edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN-Antigo CEFET).

Atualmente é graduanda de ciências e tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Madson Tavares Silva, Mestre, Professor Substituto- Centro de tecnologia, Departamento de engenharia civil- UFRN, Natal-RN.

1. Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2008).
2. Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2010).
3. Especialista em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido pela Universidade Estadual da Paraíba (2012).
4. Atualmente é Doutorando em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande.

Átilla Alex dos Santos Gonçalves, Graduando em ciências e tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Natal,RN.

Graduando em ciências e tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Natal,RN.

Renata Montoril de Souza Araújo, Graduanda em ciências e tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Natal,RN.

Graduanda em ciências e tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Natal,RN.

Downloads

Publicado

2014-11-14

Como Citar

Oliveira, N. F. de, Silva, M. T., Gonçalves, Átilla A. dos S., & Araújo, R. M. de S. (2014). Variabilidade Espaço Temporal da Evapotranspiração Potencial no Submédio do Rio São Franscisco Utilizando a Análise Fatorial em Componentes Principais. Ciência E Natura, 36(2), 462–473. https://doi.org/10.5902/2179460X12803

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.