Uma discussão sobre a inter-relação Comunicação e Educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790427Palavras-chave:
Comunicação, Educação, DiscursoResumo
O texto busca discutir alguns temas emergentes sobre a inter-relação entre Comunicação e Educação e tem por objetivo propor novos conceitos para colaborar com a perspectiva de compreender os limiares e interfaces existentes entre ambas enquanto áreas do conhecimento no mundo atual. A proposta visa contribuir para um pensar de multiplicidades e trazer novas formas de cognição. Os princípios dessa inter-relação Comunicação e Educação visam: atuar em várias dimensões, servir de ponto de mediação, de integração e de reflexão, comunicar além da ciência e da técnica, produzir a comunicação de discursos éticos, estéticos e, sobretudo políticos que mirem transformações e inclusões sociais.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, sombra das Jean. A maiorias silenciosas o fim do social e o surgimento das massas. Trad.: Suely Bastos. São Paulo: Brasiliense. 1982.
_________. A transparência do Mal - Ensaio sobre fenômenos extremos. Trad.: Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Papirus, 1992. Da Sedução. Trad.:Tânia Pellegrini. São Paulo: Papirus, 1992. Écran total. Paris: Éditions Galillé, 1997.
_________. Para uma Crítica da Economia Política do Signo. Rio de Janeiro: Elfos Ed.; Lisboa: Edições 70, 1995.
BENJAMIM, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. In: Obras escolhidas, vol.3. Trad.: José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.
________. Magia e técnica, arte e política. Trad.: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985, vol.I.
BENJAMIN, HABERMAS, HORKHEIMER, ADORNO. Escola de Frankfurt. In: Os Pensadores. São Paulo: Civita 1983.
BORGES, Jorge Luiz. Obras Completas, vol. I. São Paulo: Globo, 1998. CARRASCO, Joaquín García e DUJO, Ángel Garcia. Teoría de la educación. Educación e acción pedagógica. Salamanca: Universidad de Salamanca, 1996. Ediciones
CHATELET, Gilles. Reler Marcuse para não viver como porcos. Folha de S. Paulo. Caderno MAIS. São Paulo: 09/08/1998. Gilles
DELEUZE, GUATARRI, Félix. Mil Platos: capitalismo e esquizofrenia. vol.1 Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_________. Mil Platos: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5 Trad.; Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_________. Mil Platos:capitalismo e esquizofrenia, vol.2 Trad.: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_________. Mil Platos: capitalismo e esquizofrenia, vol.3 Trad.: Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_________. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, Gilles. 1992.
DELEUZE, Conversações, 1971-1990. Trad.: Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.
DEWEY, John (1968).Democracia e Educação - introdução à filosofia da educação.3a. Ed. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teirxeira. São Paulo. Nacional 1957.
FOUCAULT, Michel. A microfísica do Poder. Org.: Roberto Machado. Rio de Janeiro. Graal. 9a ed. 1979. ----As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad.: Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
_________. Arquelogia do Saber. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 1987.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: 5a ed. Paz e Terra, 1981.
_________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência O futuro do Pensamento na Era da Informática. Trad.: Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LYOTARD, Jean-François. Lições sobre a analítica do sublime. Campinas-SP: Papirus, 1993. ---O Pós-Moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às Mediações comunicação, cultura hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
________. Os deslocamentos tempo e as novas topografias da memória. In:
ARTELATINA; Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, novembro de 2000.
MCLUHAN, Marshall. e FIORE, Quentin. O meio são as massa-gens. Trad.: Ivan Pedro de Martins. Rio de Janeiro: Record, 1969.
________. Os meios de comunicação como extensões do homem. Trad.: Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1964.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar e reforma, reformar о pensamento. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2000.
________. Cultura de Massas no século XX. In: Neurose, vol. 1: Rio de Janeiro: Forense, 1990.
________. Cultura de Massas no século XX. Necrose, vol. 2: Rio de Janeiro: Forense, 1986.
_________. Le Besoin: d'une Pensée Complexe. In: Représentation et Complexité. Org.: Candido Mendes. Agenda du Millenium. UNESCO. ISSC. EDUCAM, 1997.
NEGRI, Antonio e HARDT, Michael, Império, São Paulo, Companhia das Letras, 2001
RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e Cultura - A experiência cultural na era da informação. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
_________. Comunicação Questão Estratégias da Comunicacional e Formas de Sociabilidade, Lisboa: Editorial Presença, 1997.
SENNET, Richard. O Declínio do Homem Público - as Tiranias da Utilidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SOARES, Ismar de Oliveira. A 'Era da Informação': tecnologias da comunicação criam novas relações culturais e desafiam antigos e novos educadores. In: Tecnologia Educacional, ABT. Rio de Janeiro: 22 (113-114): 11- 19, jul./out. 1993.
________. A comunicação no educativo: possibilidades e limites de um espaço novo campo profissional. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Contemporâneos Temas em Comunicação. São Paulo: EDICOM/INTERCOMA, 1997, p.209-220.
_________. A gestão da comunicação no espaço educativo. São Paulo: NCE/ ECA/USP, 1998.
__________. Comunicação & Neoliberalismo: vigência das políticas (alternativas) de comunicação. In: MARQUES DE MELO, José & BRITTERS, Juçara Gorskl. A Trajetória Comunicacional de Luiz Ramiro Beltrán. São Paulo: PUNESCO/ UMESP, 1998, p. 63-76.
__________. Gestión de la comunicación en el espacio educativo (o los desafíos de la era de la información por el sistema educativo). In: GUTIERREZ, Alfonso. Formación del Profesorado en la Sociedad de la Información. España: Editora de la Universidad de Valadolid, 1998, p. 33.
__________. Sociedade da Informação Ou Comunicação? São Paulo: Cidade Nova, 1996.
__________. Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. In: Contato, Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação. Ano 1. n. 2, jan./mar./1999, p. 64. no XXIII Intercom, Anais Congresso apresentado GT Comunicação e Educação. Manaus, 2000.
TONI, Negri. Nações, Racismos e nova universalidade. In: Lugar Comum Estudos de Mídia, Cultura e Democracia. Rio de Janeiro: NEPCOM. Programa de Pós-Graduação ECO/UFRJ. n. 4, janeiro/abril. 1998, p. 45-52.
VIRILIO, Paul. O espaço critico. Trad. Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro. Ed.34 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.