Entre a dor e a superação: adolescentes com câncer discutem sua representação nas notícias

Autores

  • Raiana de Carvalho Universidade Federal do Ceará
  • Inês Vitorino Sampaio Universidade Federal do Ceará
  • Lidia Marôpo Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Setúbal

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497719171

Palavras-chave:

estudos de recepção, notícias, adolescentes com câncer

Resumo

Este artigo analisa os processos de apropriação do discurso noticioso por adolescentes que estão em tratamento contra o câncer em uma instituição sem fins lucrativos em Fortaleza, Ceará, tomando os estudos culturais e a pesquisa latinoamericana como referencial teórico. O objetivo é compreender como eles analisam as suas representações nas notícias e o seu lugar no processo de produção destas. Com base em dois grupos focais, oito participantes revelam preocupações com a vitimização dos doentes e o desejo de enquadramentos mais otimistas, que os valorizem como sujeitos participantes das notícias em seus próprios termos e condições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raiana de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como jornalista e como pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (Grim) da UFC.

Inês Vitorino Sampaio, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com período sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, Alemanha. Em 2008, realizou estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Montréal, UQÀM, Canadá (2008). É Vice-diretora e Coordenadora Acadêmica do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (gestão 2011-2015). Coordenou o projeto de implantacão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, no qual é docente vinculada à linha de mídias e práticas socioculturais. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação - Compós (biênio 2014-2015), tendo sido secretária-geral no biênio 2011-2013. É autora do livro Televisão, Publicidade e Infância (Annablume, 2004), co-autora do livro Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil (Ed.Insular, 2012), tendo ainda organizado as coletâneas Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação (E-papers, 2006) e Comunicação, Cultura e Cidadania (2012), além de ter publicado dezenas de artigos em periódicos da área. Coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM - Núcleo UFC) e o Projeto de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia.

Lidia Marôpo, Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Setúbal

Lidia Soraya Barreto Marôpo concluiu Doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa em 2010. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 12 artigos em revistas especializadas e 17 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 46 itens de produção técnica. Orientou 1 dissertação de mestrado, alem de ter orientado 4 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura na área de Ciências da Comunicação. Entre 2006 e 2014 participou em 3 projectos de investigação. Actualmente participa em 2 projectos de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 14 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos

Downloads

Publicado

17-12-2016

Como Citar

de Carvalho, R., Sampaio, I. V., & Marôpo, L. (2016). Entre a dor e a superação: adolescentes com câncer discutem sua representação nas notícias. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(30). https://doi.org/10.5902/2175497719171

Edição

Seção

Artigos Livres