FATOS ATUAIS E FONTES NOTICIOSAS PRESENTES NOS VESTIBULARES DA FUVEST
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497738642Palavras-chave:
Jornalismo, Educomunicação, Vestibular.Resumo
O vestibular Fuvest apresenta tradicional influência nos temas discutidos em salas de aula da educação básica ao selecionar futuros estudantes da Universidade de São Paulo. Este artigo adota a análise de discurso crítica para avaliar questões que se baseiam em fatos recentes e em textos veiculados pela imprensa, o que sinaliza elementos pressupostos nas expectativas de acompanhamento midiático por parte de avaliadores, alunos e outros envolvidos no processo educacional. Esta pesquisa avalia as estratégias adotadas pela Fuvest para selecionar estudantes que consumam habitualmente fontes noticiosas e que sejam capazes de produzir reflexões acadêmicas e críticas sobre seu cotidiano. Vestibulares de 2010 a 2019 mostram presença de temas atuais e fontes noticiosas em frequências semelhantes a outros meios de comunicação tradicionalmente atrelados a processos seletivos, como obras literárias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.