FATOS ATUAIS E FONTES NOTICIOSAS PRESENTES NOS VESTIBULARES DA FUVEST

Autores

  • Ivan Paganotti Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497738642

Palavras-chave:

Jornalismo, Educomunicação, Vestibular.

Resumo

O vestibular Fuvest apresenta tradicional influência nos temas discutidos em salas de aula da educação básica ao selecionar futuros estudantes da Universidade de São Paulo. Este artigo adota a análise de discurso crítica para avaliar questões que se baseiam em fatos recentes e em textos veiculados pela imprensa, o que sinaliza elementos pressupostos nas expectativas de acompanhamento midiático por parte de avaliadores, alunos e outros envolvidos no processo educacional. Esta pesquisa avalia as estratégias adotadas pela Fuvest para selecionar estudantes que consumam habitualmente fontes noticiosas e que sejam capazes de produzir reflexões acadêmicas e críticas sobre seu cotidiano. Vestibulares de 2010 a 2019 mostram presença de temas atuais e fontes noticiosas em frequências semelhantes a outros meios de comunicação tradicionalmente atrelados a processos seletivos, como obras literárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Paganotti, Universidade Metodista de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, realizou estágio doutoral de pesquisa na Universidade do Minho (Braga/Portugal, Capes). Jornalista, também é professor de Atualidades no Colégio Stockler (São Paulo).

Downloads

Publicado

20-05-2021

Como Citar

Paganotti, I. (2021). FATOS ATUAIS E FONTES NOTICIOSAS PRESENTES NOS VESTIBULARES DA FUVEST. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(42). https://doi.org/10.5902/2175497738642

Edição

Seção

Artigos Livres