Uma discussão sobre a inter-relação Comunicação e Educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790427Parole chiave:
Comunicação, Educação, DiscursoAbstract
O texto busca discutir alguns temas emergentes sobre a inter-relação entre Comunicação e Educação e tem por objetivo propor novos conceitos para colaborar com a perspectiva de compreender os limiares e interfaces existentes entre ambas enquanto áreas do conhecimento no mundo atual. A proposta visa contribuir para um pensar de multiplicidades e trazer novas formas de cognição. Os princípios dessa inter-relação Comunicação e Educação visam: atuar em várias dimensões, servir de ponto de mediação, de integração e de reflexão, comunicar além da ciência e da técnica, produzir a comunicação de discursos éticos, estéticos e, sobretudo políticos que mirem transformações e inclusões sociais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAUDRILLARD, sombra das Jean. A maiorias silenciosas o fim do social e o surgimento das massas. Trad.: Suely Bastos. São Paulo: Brasiliense. 1982.
_________. A transparência do Mal - Ensaio sobre fenômenos extremos. Trad.: Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Papirus, 1992. Da Sedução. Trad.:Tânia Pellegrini. São Paulo: Papirus, 1992. Écran total. Paris: Éditions Galillé, 1997.
_________. Para uma Crítica da Economia Política do Signo. Rio de Janeiro: Elfos Ed.; Lisboa: Edições 70, 1995.
BENJAMIM, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. In: Obras escolhidas, vol.3. Trad.: José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.
________. Magia e técnica, arte e política. Trad.: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985, vol.I.
BENJAMIN, HABERMAS, HORKHEIMER, ADORNO. Escola de Frankfurt. In: Os Pensadores. São Paulo: Civita 1983.
BORGES, Jorge Luiz. Obras Completas, vol. I. São Paulo: Globo, 1998. CARRASCO, Joaquín García e DUJO, Ángel Garcia. Teoría de la educación. Educación e acción pedagógica. Salamanca: Universidad de Salamanca, 1996. Ediciones
CHATELET, Gilles. Reler Marcuse para não viver como porcos. Folha de S. Paulo. Caderno MAIS. São Paulo: 09/08/1998. Gilles
DELEUZE, GUATARRI, Félix. Mil Platos: capitalismo e esquizofrenia. vol.1 Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_________. Mil Platos: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5 Trad.; Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_________. Mil Platos:capitalismo e esquizofrenia, vol.2 Trad.: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_________. Mil Platos: capitalismo e esquizofrenia, vol.3 Trad.: Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_________. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, Gilles. 1992.
DELEUZE, Conversações, 1971-1990. Trad.: Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.
DEWEY, John (1968).Democracia e Educação - introdução à filosofia da educação.3a. Ed. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teirxeira. São Paulo. Nacional 1957.
FOUCAULT, Michel. A microfísica do Poder. Org.: Roberto Machado. Rio de Janeiro. Graal. 9a ed. 1979. ----As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad.: Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
_________. Arquelogia do Saber. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 1987.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: 5a ed. Paz e Terra, 1981.
_________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência O futuro do Pensamento na Era da Informática. Trad.: Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LYOTARD, Jean-François. Lições sobre a analítica do sublime. Campinas-SP: Papirus, 1993. ---O Pós-Moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às Mediações comunicação, cultura hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
________. Os deslocamentos tempo e as novas topografias da memória. In:
ARTELATINA; Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, novembro de 2000.
MCLUHAN, Marshall. e FIORE, Quentin. O meio são as massa-gens. Trad.: Ivan Pedro de Martins. Rio de Janeiro: Record, 1969.
________. Os meios de comunicação como extensões do homem. Trad.: Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1964.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar e reforma, reformar о pensamento. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2000.
________. Cultura de Massas no século XX. In: Neurose, vol. 1: Rio de Janeiro: Forense, 1990.
________. Cultura de Massas no século XX. Necrose, vol. 2: Rio de Janeiro: Forense, 1986.
_________. Le Besoin: d'une Pensée Complexe. In: Représentation et Complexité. Org.: Candido Mendes. Agenda du Millenium. UNESCO. ISSC. EDUCAM, 1997.
NEGRI, Antonio e HARDT, Michael, Império, São Paulo, Companhia das Letras, 2001
RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e Cultura - A experiência cultural na era da informação. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
_________. Comunicação Questão Estratégias da Comunicacional e Formas de Sociabilidade, Lisboa: Editorial Presença, 1997.
SENNET, Richard. O Declínio do Homem Público - as Tiranias da Utilidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SOARES, Ismar de Oliveira. A 'Era da Informação': tecnologias da comunicação criam novas relações culturais e desafiam antigos e novos educadores. In: Tecnologia Educacional, ABT. Rio de Janeiro: 22 (113-114): 11- 19, jul./out. 1993.
________. A comunicação no educativo: possibilidades e limites de um espaço novo campo profissional. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Contemporâneos Temas em Comunicação. São Paulo: EDICOM/INTERCOMA, 1997, p.209-220.
_________. A gestão da comunicação no espaço educativo. São Paulo: NCE/ ECA/USP, 1998.
__________. Comunicação & Neoliberalismo: vigência das políticas (alternativas) de comunicação. In: MARQUES DE MELO, José & BRITTERS, Juçara Gorskl. A Trajetória Comunicacional de Luiz Ramiro Beltrán. São Paulo: PUNESCO/ UMESP, 1998, p. 63-76.
__________. Gestión de la comunicación en el espacio educativo (o los desafíos de la era de la información por el sistema educativo). In: GUTIERREZ, Alfonso. Formación del Profesorado en la Sociedad de la Información. España: Editora de la Universidad de Valadolid, 1998, p. 33.
__________. Sociedade da Informação Ou Comunicação? São Paulo: Cidade Nova, 1996.
__________. Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. In: Contato, Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação. Ano 1. n. 2, jan./mar./1999, p. 64. no XXIII Intercom, Anais Congresso apresentado GT Comunicação e Educação. Manaus, 2000.
TONI, Negri. Nações, Racismos e nova universalidade. In: Lugar Comum Estudos de Mídia, Cultura e Democracia. Rio de Janeiro: NEPCOM. Programa de Pós-Graduação ECO/UFRJ. n. 4, janeiro/abril. 1998, p. 45-52.
VIRILIO, Paul. O espaço critico. Trad. Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro. Ed.34 1993.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.