O jornalismo como uma estratégia comunicacional para os museus públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497767154

Palavras-chave:

Indústria Criativa

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa exploratória sobre as estratégias comunicacionais dos museus da Fronteira Oeste do RS. A coleta dos dados foi realizada a partir de três instrumentos: 1) questionário, 2) pesquisa em plataformas digitais de comunicação e 3) entrevistas semiestruturadas. O presente trabalho apresenta também uma reflexão sobre como o jornalismo pode se caracterizar como uma tecnologia do imaginário sobre os museus e argumenta porque este pode ser classificado como atividade da Indústria Criativa. Inicialmente, constatou-se que a falta de ações de comunicação midiática pode ser um fator de manutenção do imaginário social sobre os museus, bem como o jornalismo pode ser classificado como uma tecnologia do imaginário.

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Biografia do Autor

Nathalia Lopes da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestra em Comunicação e Indústria Criativa pela Universidade Federal do Pampa (2019). Atuou como bolsista do Programa de pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/Unipampa). Especialista em Comunicação e Semiótica (UNESÁ, 2014). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (2013). Participou como bolsista do Projeto de Pesquisa Autorrealização e Hedonismo: uma análise do comportamento retratado pelo cinema nacional e do Projeto de Extensão em Pedagogia Freireana: Educação Social no Campo. Acadêmica do curso de Letras/Português (UNIPAMPA) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (UFMS). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, cinema, imaginário, museus, franquias jornalísticas e cultura da convergência.

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Publicado

08-03-2024

Como Citar

Silva, N. L. da. (2024). O jornalismo como uma estratégia comunicacional para os museus públicos. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(50). https://doi.org/10.5902/2175497767154

Edição

Seção

Comunicação e Indústria Criativa

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