Empreendedores digitais: a geração Millenium frente às novas modelagens de negócios

Autores

  • Simone Carvalho da Rosa Universidade Feevale
  • Sandra Portella Montardo Universidade Feevale
  • Norberto Kuhn Júnior Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497726154

Palavras-chave:

, Startup. Empreendedores Digitais. Geração Millennium.

Resumo

A Geração Millennium[1], agregou à sociedade contemporânea um novo pensar sobre os formatos de negócios. Novas modelagens e novos perfis de gestores começaram a tomar conta do ambiente organizacional tendo como estímulo o ambiente digital. Neste contexto, o artigo tem como objetivo, identificar os fatores que estimulam a criação de novos modelos de negócios digitais pela Geração Millenium. Para atender a esse objetivo, adotou-se o método exploratório e descritivo, e como procedimento técnico optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo junto a 14 gestores de startups digitais. Identificou-se que os principais motivos para a criação de negócios digitais inovadores se concentram em dois aspectos: transformar uma ideia um futuro negócio, diferente dos modelos tradicionais; e “ganhar dinheiro”, a partir do crescimento da empresa ou pela venda, quando ela se torna atraente para os investidores de capital de risco.


[1] Representantes da chamada Geração Y ou Geração Millennium são jovens nascidos no fim dos anos 70 e início da década de 80 (até os primeiros anos de 2000 – 2003/2004). Fonte: CARVALHO; NASCIMENTO; SERAFIM, 2012.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1983), Especialista em Marketing pela UFRGS (1986). Professora titular da Universidade Feevale nos Cursos de Comunicação Social e Administração (graduação e pós-graduação). Mestranda em Indústria Criativa na Universidade Feevale. Tem experiência na área de comunicação e administração com Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1983), Especialista em Marketing pela UFRGS (1986). Professora titular da Universidade Feevale nos Cursos de Comunicação Social e Administração (graduação e pós-graduação). Mestranda em Indústria Criativa na Universidade Feevale. Tem experiência na área de comunicação e administração com ênfase em planejamento de comunicação, modelos de negócios da indústria criativa, design thinking, storytelling, processos criativos, consumo colaborativo, marketing promocional, marketing cultural, visual merchandising , estratégia de vendas, trade marketing e shopper marketing.ênfase em planejamento de comunicação, modelos de negócios da indústria criativa, design thinking, storytelling, processos criativos, consumo colaborativo, marketing promocional, marketing cultural, visual merchandising , estratégia de vendas, trade marketing e shopper marketing.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Rosa, S. C. da, Montardo, S. P., & Kuhn Júnior, N. (2017). Empreendedores digitais: a geração Millenium frente às novas modelagens de negócios. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(32). https://doi.org/10.5902/2175497726154

Edição

Seção

Comunicação e Indústria Criativa