Videogame: mais que um entretenimento, um agente estimulador da criatividade

Autores

  • Simone Carvalho da Rosa Universidade Feevale
  • Norberto Kuhn Júnior Universidade Feevale
  • Cristiano Max Pinheiro Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497726570

Palavras-chave:

Criatividade, Videogame, Habilidades Motoras e Cognitivas

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar que o videogame é mais que um entretenimento, e atua como um agente estimulador da criatividade. Para embasar o raciocínio, são apresentadas conceituações teóricas sobre criatividade, jogos e videogames; na sequência, realiza-se a análise dos estudos ligados às áreas da Psicologia e Neurociência, de Stošić e Stošić (2014), Sabrina Schenk, Robert K. Lech, Boris Suchan (2015) e Gregory D. Clemenson and Craig E.L. Stark (2015), Daphne Bavelier (2015-2016) e C. Shawn Green (2015-2016), publicados de 2014 a 2016, onde, através de pesquisas, visavam identificar e analisar os benefícios dos videogames relacionados à criatividade, através das habilidades motoras e cognitivas. Observou-se que os videogames estimulam os processos cognitivos, incluindo a visão espacial, emocional e motivacional, além do pensamento crítico, rapidez na tomada de decisão, e também a resolução de problemas e o aumento da memória .

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Biografia do Autor

Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1983), Especialista em Marketing pela UFRGS (1986). Professora titular da Universidade Feevale nos Cursos de Comunicação Social e Administração (graduação e pós-graduação). Mestre em Indústria Criativa na Universidade Feevale. Tem experiência na área de comunicação e administração com Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1983), Especialista em Marketing pela UFRGS (1986). Professora titular da Universidade Feevale nos Cursos de Comunicação Social e Administração (graduação e pós-graduação). Mestranda em Indústria Criativa na Universidade Feevale. Tem experiência na área de comunicação e administração com ênfase em planejamento de comunicação, modelos de negócios da indústria criativa, design thinking, storytelling, processos criativos, consumo colaborativo, marketing promocional, marketing cultural, visual merchandising , estratégia de vendas, trade marketing e shopper marketing.ênfase em planejamento de comunicação, modelos de negócios da indústria criativa, design thinking, storytelling, processos criativos, consumo colaborativo, marketing promocional, marketing cultural, visual merchandising , estratégia de vendas, trade marketing e shopper marketing.

Norberto Kuhn Júnior, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação

Professor do Mestrado em Industria Criativa na Universidade Feevale

Cristiano Max Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social Professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale

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Publicado

22-05-2018

Como Citar

da Rosa, S. C., Júnior, N. K., & Pinheiro, C. M. (2018). Videogame: mais que um entretenimento, um agente estimulador da criatividade. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(33). https://doi.org/10.5902/2175497726570

Edição

Seção

Comunicação e Indústria Criativa