RELAÇÕES TEMPORAIS NA NARRATIVA INFANTIL EM DADOS DE FALA DE PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229356

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem, Narrativas, Relações temporais

Resumo

Este estudo investiga o padrão de uso dos recursos linguísticos utilizados por crianças de 3 a 6 anos para expressar relações temporais em narrativas orais. As narrativas sob análise são provenientes de um banco de dados constituído pela produção oral de 60 crianças entre 3 e 6 anos de idade dos municípios de Novo Hamburgo e Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Os dados utilizados são de 8 destas crianças, 4 na faixa de 3 a 4 anos de idade e 4 na faixa de 5 a 6 anos de idade. A análise dos dispositivos que compõem o sistema temporal nas narrativas mostrou que, de forma geral, as crianças menores estruturam mais a sequencialidade dos eventos, enquanto que as crianças maiores já dominam de forma qualificada, ou seja, com maior articulação de dispositivos gramaticais e lexicais, tanto a sequencialidade quanto a simultaneidade entre os eventos da narrativa.

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Biografia do Autor

Simone Mendonça Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bibiana Cardoso da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística Aplicada na UFRGS. Professora de Português na Harvard University.

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Publicado

2018-03-14

Como Citar

Soares, S. M., & Silva, B. C. da. (2018). RELAÇÕES TEMPORAIS NA NARRATIVA INFANTIL EM DADOS DE FALA DE PORTUGUÊS BRASILEIRO. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229356