A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO – UM OLHAR SOBRE AS PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Claridiane de Camargo Stefanello Universidade Federal de Santa Maria UFSM
  • Aline Rubiane Arnemann Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Bárbara Muders Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Cleiton Reisdorfer Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. https://orcid.org/0000-0003-4813-7308

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229354

Palavras-chave:

Livro didático, Perspectivas de aprendizagem, Produção de texto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar uma unidade de Livro Didático (LD) de Língua Portuguesa do 9ª Ano, a fim de identificar quais perspectivas de aprendizagem estão marcadas linguisticamente na proposta de produção textual da unidade. Tomamos como base três perspectivas de aprendizagem: behaviorismo (SKINNER, 1974; STAATS, 1980), cognitivismo (PIAGET, 1974; CHOMSKY, 2009), sociocultural (VYGOTSKY, 2001). Retomamos os conceitos chave dessas teorias de modo a possibilitar a análise do corpus. O material de análise foi selecionado com base no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo o LD desta análise um dos livros de maior circulação em nossas escolas, especialmente da região de trabalho dos autores. Os procedimentos de análise envolveram: a seleção de seções com orientações explícitas para o trabalho em sala de aula, dentre as quais, direcionamos o foco para a seção de produção de texto; e a busca por termos linguísticos que sugerissem ou comprovassem a manifestação de determinada perspectiva linguística. A análise do corpus indicou que os autores do LD constroem atividades didáticas com base nas perspectivas cognitivista e sociocultural. 

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Biografia do Autor

Claridiane de Camargo Stefanello, Universidade Federal de Santa Maria UFSM

Aluna de Pós-graduação- Mestrado em Letras-Estudos Linguísticos UFSM

Aline Rubiane Arnemann, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Letras na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Linha de pesquisa Linguagem e Interação

Bárbara Muders, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica de Pós-graduação – Mestrado em Letras-Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Linha de pesquisa Linguagem e Interação. 

Cleiton Reisdorfer Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Acadêmico de Pós-graduação – Mestrado em Letras-Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social.

Referências

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Publicado

2018-03-14

Como Citar

Stefanello, C. de C., Arnemann, A. R., Muders, B., & Silva, C. R. (2018). A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DO 9º ANO – UM OLHAR SOBRE AS PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229354

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