PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A (NÃO) INTERFERÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229330

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais, Gêneros textuais, Trabalho docente

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar a representação de um professor de Língua Portuguesa acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série, do Ensino Fundamental e a interferência desse documento no trabalho do professor com o ensino de gêneros textuais. Para isso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) e Machado e Bronckart (2004, 2009). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professor de LP, com o corpus constituído por uma entrevista, seguida de transcrição. Desse modo, foi realizada uma análise textual, abrangendo o nível enunciativo. Os resultados apontam para uma rejeição aos PCNs, fator que possivelmente promove um trabalho pautado em uma perspectiva que demonstra não valorizar a linguagem como forma de interação social.

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Biografia do Autor

Claridiane de Camargo Stefanello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Aluna de Pós-graduação- Mestrado em Letras-Estudos Linguísticos UFSM

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo – RS.

Professora Doutora do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo – RS.

Rosiane Moreira da Silva Swiderski, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza - PR

Professora Mestre do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza - PR

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Publicado

2017-12-23

Como Citar

Stefanello, C. de C., Gonçalves, A. C. T., & Swiderski, R. M. da S. (2017). PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A (NÃO) INTERFERÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229330

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