PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A (NÃO) INTERFERÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849229330

Mots-clés :

Parâmetros Curriculares Nacionais, Gêneros textuais, Trabalho docente

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo identificar a representação de um professor de Língua Portuguesa acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série, do Ensino Fundamental e a interferência desse documento no trabalho do professor com o ensino de gêneros textuais. Para isso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Bronckart (1999), Machado (2009) e Machado e Bronckart (2004, 2009). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professor de LP, com o corpus constituído por uma entrevista, seguida de transcrição. Desse modo, foi realizada uma análise textual, abrangendo o nível enunciativo. Os resultados apontam para uma rejeição aos PCNs, fator que possivelmente promove um trabalho pautado em uma perspectiva que demonstra não valorizar a linguagem como forma de interação social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Claridiane de Camargo Stefanello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Aluna de Pós-graduação- Mestrado em Letras-Estudos Linguísticos UFSM

Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo – RS.

Professora Doutora do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo – RS.

Rosiane Moreira da Silva Swiderski, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza - PR

Professora Mestre do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza - PR

Références

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BALTAZAR, M. Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. 2 ed. Caxias do Sul: Educs, 2006.

BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRONCKART, J. F. Atividades de Linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo: São Paulo, 1999.

BRONCKART, J. F.; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: ___. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 133-163.

BUNZEN JR., C. S. A fabricação da disciplina escolar Português. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11, n. 34, p. 885-911, set./dez. 2011.

MACHADO, A. R. [et al]. Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2009.

MACHADO, A. R.; BRONCKART, J. P. (Re-)configurações do trabalho do professor constituídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do Grupo Alter-Lael. In: MACHADO, A. R. (orgs.). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

SOUZA-E-SILVA, M. C. P. O ensino como trabalho. In: MACHADO, A. R. (Org.) O ensino como trabalho. Uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p.81-104.

Téléchargements

Publiée

2017-12-23

Comment citer

Stefanello, C. de C., Gonçalves, A. C. T., & Swiderski, R. M. da S. (2017). PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A (NÃO) INTERFERÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229330

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice