Representações em discursos de paraninfos sobre a profissão de professor nos cursos de ciências contábeis e fisioterapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222436

Palavras-chave:

Gramática Sistêmico-Funcional, Discurso de formatura, Representações, Professor

Resumo

Este trabalho tem o propósito de analisar a linguagem usada para manifestar representações sobre o professor e a sua profissão em discursos de paraninfos para solenidades de formatura. Foram usados pressupostos teóricos da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday & Matthiessen (2004) para análise das escolhas léxico-gramaticais em articulação com as formas de representação dos atores sociais no nível sociossemântico propostas por van Leeuwen (1997). Constataram-se diferentes representações sobre a profissão de professor em dois contextos específicos. No discurso da paraninfa do curso de Fisioterapia, o professor, na função de agente em orações materiais, mentais e relacionais, é representado principalmente com a missão de entusiasmar os alunos para o ofício da fisioterapia e aconselhá-los a amarem a profissão. No discurso do paraninfo das Ciências Contábeis, o professor, na função de agente em orações relacionais e mentais, é representado como detentor e transmissor de conhecimento e como amigo e conselheiro dos alunos.

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Biografia do Autor

Elisane Scapin Cargnin, Colégio Estadual Edna May Cardoso

Professora do Colégio Estadual Edna May Cardoso

Gessélda Somavilla Farencena, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada no Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria 

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

Cargnin, E. S., Farencena, G. S., & Fuzer, C. (2016). Representações em discursos de paraninfos sobre a profissão de professor nos cursos de ciências contábeis e fisioterapia. Linguagens & Cidadania, 16(1). https://doi.org/10.5902/1516849222436

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