Ações educativas desenvolvidas no período perioperatório em um hospital universitário: percepção de pacientes cirúrgicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769234760

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Saúde, Paciente Cirúrgico

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de pacientes cirúrgicos de um hospital universitário acerca das ações educativas desenvolvidas no período perioperatório. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com oito pacientes de uma Unidade de Cirurgia Geral. Os depoimentos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas no período de março a maio de 2016. A avaliação dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo temático. Resultados: emergiram três categorias: ações educativas desenvolvidas no período perioperatório na percepção dos pacientes; contribuições das ações educativas; e sentimentos manifestados pelos pacientes durante o período perioperatório. Conclusão: destaca-se a necessidade de repensar o método das ações educativas desenvolvidas pela equipe multiprofissional de saúde, bem como enriquecer o processo de comunicação enfermagem-paciente, a fim do reconhecimento do trabalho desenvolvido.

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Biografia do Autor

Andressa Böck, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, RS

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Campus Santa Maria (2016). Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - PPGEnf/UFSM. Membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde - GEPES da Universidade Federal de Santa Maria. Enfermeira Trainee da Irmandade da Santa Casa de Caridade de Alegrete. Contato: bockandressa@gmail.com 

Elisabeta Albertina Nietsche, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, RS

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora do CNPQ e da FAPERGS. Faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais- MEC conforme portaria 1751/2006. Atua ou já atuou como consultora "ad doc" de periódicos na Área da Enfermagem, Educação e Trabalho, dentre eles: Revista Texto & Contexto (UFSC/SC), Revista Gaúcha em enfermagem (UFRGS-RS), Revista Interface: comunicação, saúde e educação (SP), Revista Avances en Enfermería de La Universidad Nacional de Colombia (Bogotá-Colômbia), Revista Trabalho, Educação e Saúde-FIOCRUZ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Em Enfermagem e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, enfermagem, tecnologia, emancipação e tecnologia educacional, ética e bioética, cuidado e educação em saúde e enfermagem.

Marlene Gomes Terra, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, RS

Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM (1983), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Franciscano (1998), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007). Pós-doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014-2015). Atualmente é professor associado - Nível 2 da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atuação na Graduação, Residência Multiprofissional em Saúde e na Pós-Graduação, com experiência na área da Enfermagem do Adulto (Saúde Mental e Substâncias Psicoativas) e Formação em Saúde (Residências Multiprofissionais e Educação Permanente). Coordena o Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas da UFSM. Estudos de Abordagem Qualitativa especialmente apoiadas na Fenomenologia. Líder do Grupo de Pesquisa "Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde" (GP - FORESM da UFSM/RS).

 

Liege Gonçalves Cassenote, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, RS

Enfermeira pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (2013). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente atua como Enfermeira Assistencial na Unidade de Cirurgia Geral (UCG), no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em unidade cirúrgica, pronto-atendimento, comissão de controle de infecção hospitalar.

Camila Fernandes Wild, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (Bolsista CAPES). Pós-graduanda em Auditoria em saúde pela Faculdade Factum. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES), da Universidade Federal de Santa Maria.Trabalha com as temáticas: ética e bioética em saúde; educação em saúde; tecnologias em saúde; saúde coletiva; família; doenças crônicas e crianças com necessidades especias de saúde.

Cleton Salbego, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, RS

Enfermeiro. Graduado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santiago (2013). Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - PPGEnf/UFSM (2018); Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - PPGEnf/UFSM (2016); Especialista em Enfermagem do Trabalho pela FACISA/CELER - SC (2015). Docente do Curso Técnico em Enfermagem e Pós Graduações da área da saúde no Sistema de Ensino Gaúcho - SEG Santa Maria/RS. Membro Fundador da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE); Membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES), da Universidade Federal de Santa Maria. Atuo como consultor "ad doc" de periódicos na Área da Enfermagem, Educação, Cuidado e Trabalho, dentre eles: Arquivos de Ciências da Saúde e Revista Brasileira de Ciências da Saúde. A nível de atuação gerencial e assistencial em saúde e enfermagem atuo com ênfase em Gestão e Assistência em Terapia Intensiva, Urgência, Emergência e Trauma e Centro Cirúrgico e Centro de Materiais e Esterilização. Na pesquisa, atuo nas áreas de Enfermagem, Educação e Cuidado com ênfase no desenvolvimento/construção, validação e avaliação de Tecnologias em Enfermagem e Saúde; Formação de Profissionais em Saúde e, Processo de Morte e Morrer.

Referências

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

Böck, A., Nietsche, E. A., Terra, M. G., Cassenote, L. G., Wild, C. F., & Salbego, C. (2019). Ações educativas desenvolvidas no período perioperatório em um hospital universitário: percepção de pacientes cirúrgicos. Revista De Enfermagem Da UFSM, 9, e28. https://doi.org/10.5902/2179769234760

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