Diretivas Antecipadas de Vontade: percepção acerca da aplicabilidade no contexto neonatal e pediátrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769227887

Palavras-chave:

Diretivas Antecipadas, Morte, Criança

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais de saúde acerca da aplicabilidade das diretivas antecipadas de vontade no contexto neonatal e pediátrico. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido em unidades de internação pediátricas - pediátrica e neonatal - de um hospital universitário no sul do Brasil. Participaram16 profissionais da equipe de enfermagem e médica. As coletas ocorreram por meio de entrevista semiestruturada, no período de setembro a outubro de 2015. Foi realizada análise textual discursiva. Resultados: evidenciou-se aspectos que dificultam a aplicabilidade das Diretivas, como: atitudes de negação da morte, comunicação fragilizada, compreensão da morte como um evento de caráter pontual, hierarquia posta e instrumentalização profissional. Como fatores facilitadores, a exemplo da interação (multi) profissional, criação de vínculo e apoio na espiritualidade. Considerações finais: identifica-se uma incompreensão e um desassossego em relação à morte e toda a sua significação pessoal, refletindo a dificuldade de aplicabilidade das Diretivas nesse âmbito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luzia Machado Godinho, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande.  Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde (NEPES). 

Matheus Viero Dias, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Enfermeiro -Bacharel em Enfermagem- Graduado pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG). Doutorando em Enfermagem pelo PPGEnf/FURG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES-UNIFRA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde (NEPES-FURG). Instrumentador Cirúrgico certificado pela UNIFRA. Enquanto acadêmico, desenvolveu na UNIFRA atividades como Bolsista Voluntário do projeto de extensão intitulado Ludicidade em Ambiência Hospitalar: Uma Estratégia no Cuidado da Criança e foi Monitor das disciplinas de Farmacologia Aplicada à Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem e Metodologia Científica. Na área assistencial, atuou como Bolsista de Enfermagem no Hospital Universitário de Santa Maria- HUSM/UFSM no setor de Hemato-Oncologia no Centro de Tratamento da Criança com Câncer- CTCriaC, totalizando uma carga horária de 2109 horas. Foi acadêmico de enfermagem voluntário no consultório Tríade Atelier Odontológico em 2011 com uma carga horária total de 100 horas.

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (2006), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Bioética, membro - International Association for Education in Ethics, professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande e editor científico - JONSE da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: ética de enfermagem, sofrimento moral, advocacia em saúde e sensibilidade moral.

Jamila Geri Tomaschewski Barlem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2010). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) - FURG (2012). Doutora em Enfermagem pelo PPGEnf-FURG (2014). Atualmente é docente da Escola de Enfermagem (EEnf) - FURG, atuando nas disciplinas de Enfermagem na Administração das Organizações de Saúde (Graduação); Enfermagem na Administração Hospitalar (Graduação); Organização do Trabalho da Enfermagem/Saúde (Mestrado). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde (NEPES). Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem (2015-2017). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Ética na Enfermagem, Ética na Saúde, Educação em Enfermagem e Organização do Trabalho da Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: advocacia em saúde, problemas morais, formação profissional do enfermeiro, segurança do paciente e gestão de serviços de saúde.

Laurelize Pereira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande -FURG (1/2009), Graduação em Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS (1/2013), Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - FURG (1/2012) e Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - FURG. Atualmente é Professora Ajunta da Escola de Enfermagem - FURG (1/2014) atuando principalmente nas temáticas: Saúde do trabalhador, Enfermagem do Trabalho, Processo de Trabalho da Enfermagem/Saúde, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem e Assistência a Saúde do Adulto nas Intercorrências Cirúrgicas. 

Amanada Guimarães Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Doutoranda no programa de pós graduação em enfermagem FURG (2017), Mestrado em enfermagem na mesma instituição (2016), e graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde (NEPES), atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, sensibilidade moral e ética.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Godinho, M. L. M., Dias, M. V., Devos Barlem, E. L., Barlem, J. G. T., Rocha, L. P., & Ferreira, A. G. (2018). Diretivas Antecipadas de Vontade: percepção acerca da aplicabilidade no contexto neonatal e pediátrico. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(3), 475–488. https://doi.org/10.5902/2179769227887

Edição

Seção

Artigos Originais