Estágio curricular supervisionado e a formação do enfermeiro: atividades desenvolvidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769228124

Palavras-chave:

Estágios, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar as atividades desenvolvidas por discentes e egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem durante o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. Método: trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada. O processo de análise dos dados, juntamente com a discussão e a interpretação foi embasado pela técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: emergiram três categorias nos discursos dos participantes: atividades assistenciais, atividades gerenciais e atividades educativas. Considerações finais: o Estágio Curricular Supervisionado apresenta-se como uma atividade na qual é possível desenvolver e potencializar habilidades e competências exigidas no perfil do profissional de enfermagem. Foi possível identificar a presença de atividades assistenciais, gerenciais e educativas em conformidade com o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Também se identificou que há necessidade de maior ênfase ainda na graduação da realização de atividades privativas do enfermeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tierle Kosloski Ramos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. E-mail para contato: tierleramos@hotmail.com, Santa Maria, Rs. 

Elisabeta Albertina Nietsche, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Elisabeta Albertina Nietsche. Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. E-mail: eanietsche@gmail.com. Santa Maria-RS, Brasil.                        

Silvana Bastos Cogo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. E-mail para contato: silvanabastoscogo@gmail.com, Santa Maria-RS, Brasil. 

Liege Gonçalves Cassenote, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.  Enfermeira assistencial no Hospital Universitário de Santa Maria. E-mail:liege.gcassenote@hotmail.com Santa Maria-RS, Brasil.

Andressa Böck, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.  Enfermeira assistencial da Irmandade Santa Casa de Caridade de Alegrete. E-mail: bockandressa@gmail.com. Santa Maria-RS, Brasil.

Fernanda Soares Martins, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail para contato: fernandasmartins13@gmail.com, Santa Maria-RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Ramos, T. K., Nietsche, E. A., Cogo, S. B., Cassenote, L. G., Böck, A., & Martins, F. S. (2018). Estágio curricular supervisionado e a formação do enfermeiro: atividades desenvolvidas. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(1), 59–71. https://doi.org/10.5902/2179769228124

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.