Abordagens teórico-práticas e metodológicas na formação em enfermagem para a saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769240141

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Saúde Mental, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: identificar as atividades curriculares teórico-práticas e metodológicas na formação do enfermeiro relacionadas à educação em saúde mental. Método: estudo documental, descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em dois Cursos de Graduação em Enfermagem de um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul, sendo um deles de caráter público e outro, privado. Foram analisados os planos de ensino de disciplinas, segundo análise documental. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2018. Resultados: as atividades curriculares teórico-práticas e metodológicas relacionadas à educação em saúde mental estão inseridas de modo articulado a outros saberes, mostrando que a dimensão teórica vem acompanhando as transformações nesse campo de saberes e práticas. Conclusão: as disciplinas contemplam abordagens coerentes com as situações sociais, econômicas e culturais, porém observam-se poucas informações sobre a dimensão metodológica, relacionada aos cenários de práticas para a educação em saúde mental.

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Biografia do Autor

Fabiana Porto da Silva, Universidade Franciscana

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde e da Vida pela Universidade Franciscana. Docente do Curso de Enfermagem. Universidade Franciscana – UFN, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. fabianaporto54@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5450-2602

Daiana Foggiato de Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Curso de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. daianasiqueira@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8592-379x

Mara Regina Caino Teixeira Marchiori, Universidade Franciscana

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado de São Paulo. Docente dos Cursos de Enfermagem e Mestrado em Saúde Materno- Infantil. Universidade Franciscana – UFN, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. mara.marc@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9412-7755

Juliana Silveira Colomé, Universidade Franciscana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.  Docente dos Cursos de Enfermagem e Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida. Universidade Franciscana – UFN, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. julianacolome@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8059-1482

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Publicado

2020-09-11

Como Citar

Silva, F. P. da, Siqueira, D. F. de, Marchiori, M. R. C. T., & Colomé, J. S. (2020). Abordagens teórico-práticas e metodológicas na formação em enfermagem para a saúde mental. Revista De Enfermagem Da UFSM, 10, e77. https://doi.org/10.5902/2179769240141

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