Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico

Autores

  • Andrieli Daiane Zdanski de Souza Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Cláudia Medeiros Centeno Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Arnaldo Júnior de Lima Pilecco Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Paulo Gaiger Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Teila Ceolin Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769216304

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação superior, Promoção da saúde

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769216304

Objetivo: relatar a experiência dos estudantes e docentes durante o desenvolvimento do projeto Rondon em um município localizado no norte de Tocantins (TO). Método: é um relato de experiência, que foi desenvolvido no período de novembro de 2010 a janeiro de 2011. Participaram desta operação, alunos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), além de quatro professores que supervisionaram as atividades. Resultados: experiência dos estudantes no projeto Rondon, a metodologia do trabalho, a participação de diversos cursos, o aprendizado dos estudantes e docentes. O Projeto Rondon vem trazendo resultados satisfatórios, estimulando habilidades críticas, reflexivas dos alunos, preparando-os para atuar diante das diferentes realidades existentes no Brasil. Considerações Finais: tanto o docente como o discente aprendem juntos com a comunidade, trocando conhecimentos e amadurecendo tanto profissionalmente como pessoalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrieli Daiane Zdanski de Souza, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).Especialista em Saúde da Família pelo Departamento de Medicina Social da UNASUS.

Cláudia Medeiros Centeno, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Técnica administrativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Arnaldo Júnior de Lima Pilecco, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeiro pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Paulo Gaiger, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutor em Ócio e Potencial Humano pela Universidade de Deusto, Bilbao Espanha (reconhecido como doutorado em educação pela PPG/FACED/UFRGS); Diretor adjunto do Núcleo de Artes Cênicas do Centro de Artes da UFPel; Professor do Curso de Teatro da UFPel; Coordenador do Núcleo Rondon da UFPel; cantor, ator e diretor teatral.

Teila Ceolin, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutoranda em Enfermagem pelo PPG FEn-UFPel. Profª Assistente da FEn/UFPel

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Souza, A. D. Z. de, Centeno, C. M., Pilecco, A. J. de L., Gaiger, P., & Ceolin, T. (2015). Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(3), 573–579. https://doi.org/10.5902/2179769216304

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.