Produção e validação de cartilha digital sobre uso de máscaras no contexto pandêmico da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769284812Palavras-chave:
COVID-19, Educação em Saúde, Estudo de Validação, Máscaras, Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: produzir e validar cartilha digital sobre o uso de máscaras no contexto da pandemia da COVID-19. Método: estudo metodológico realizado via online, nas etapas: busca dos temas e estudo teórico, elaboração da cartilha digital, validação por especialistas, adequação após avaliação dos especialistas, validação pelo público-alvo (população em geral), adequação após avaliação pelo público-alvo e disponibilização da cartilha. Para validação, considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) satisfatório ≥0,70. Resultados: cartilha "Uso seguro de máscaras: como proteger a mim e ao outro" foi produzida e validada por 20 especialistas e 19 representantes do público-alvo, com IVC médio global de 0,99. Os itens foram validados quanto ao conteúdo e aparência, apresentando índices entre 0,94 e 1,00. Conclusão: a cartilha é válida e adequada, avaliada como uma tecnologia educacional motivadora e de fácil compreensão sobre o uso de máscaras, contribuindo para a ampliação do conhecimento da população no contexto pandêmico.
Downloads
Referências
World Health Organization (WHO). Mask use in the context of COVID-19: interim guidance, 1 December 2020 [Internet]. Geneva (CH): WHO; 2020 [cited 2022 Apr 11]. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/337199
Piubello SMN, Reichembach MT, Pontes L, Boller S. COVID-19 pandemic: educational technology for post-hematopoietic stem cell transplant patients. Rev Bras Enferm. 2021;74(Suppl 1):e20201088. doi: 10.1590/0034-7167-2020-1088
Urbán R, Király O, Demetrovics Z. Who complies with coronavirus disease 2019 precautions and who does not? Curr Opin Psychiatry. 2021;34(4):363-8. doi: 10.1097%2FYCO.0000000000000723
Zarocostas J. How to fight na infodemic. Lancet. 2020;395(10225):676. doi: 10.1016/S0140-6736(20)30461-X
Silva MJ, Santos P. The impact of Health literacy and knowledge and attitudes towards preventive strategies against COVID-19: a cross-sectional study. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(10):5421. doi: 10.3390/ijerph18105421
Grosche VR, Santos IG, Ferreira GM, Dutra JVR, Costa LC, Nicolau-Junior N, et al. Insights on the SARS-CoV-2 genome variability: the lesson learned in Brazil and its impacts on the future of pandemics. Microb Genom. 2021;7:000656. doi: 10.1099/mgen.0.000656
Silva ABP, Menezes HF, Silva HL, Fonseca MC, M’Eça Junior A, Silva RAR. Validation of a booklet for the correct use of personal protective equipment in the context of COVID-19. Texto Contexto Enferm. 2021;30:e20200561. doi: 10.1590/1980-265X-TCE-2020-0561
Vale JMM, Marques Neto AC, Santana ME, Mendes CP. Validation of a technology for self-care of family caregivers of cancer patients in home-baosed palliative care. Rev Rene. 2019;20:e40957. doi: 10.15253/2175-6783.20192040957
Rosa BVC, Girardon-Perlini NMO, Gamboa NSG, Nietsche EA, Beuter M, Dalmolin A. Development and validation of audiovisual educational technology for families and people with colostomy by cancer. Texto Contexto Enferm. 2019;28:e20180053. doi: 10.1590/1980-265X-TCE-2018-0053
Lima IDA, Leon CGRMP, Ribeiro LM, Silva ICR, Vilela DM, Fonseca LMM, et al. A serious game (immunitates) about immunization: development and validation study. JMIR Serious Games. 2022;10(1):e30738. doi: 10.2196/30738
Nascimento NG, Paes LV, Sousa IFR, Lima FC, Garcez JCD, Teixeira E, et al. Validação de tecnologia educacional para familiares/cuidadores de pacientes oncológicos elegíveis aos cuidados paliativos no domicílio. REME Rev Min Enferm. 2023;27:e-1496. doi: 10.35699/2316-9389.2023.40756
Pereira-Ávila FMV, Góes FBG, Guedes MCC, Rocha HS, Santos GN, Bazilio TR. Face mask use in the COVID-19 pandemic: a cross-sectional study. Online Braz J Nurs. 2022;21 Suppl 2:e20226574. doi: 10.17665/1676-4285.20226574
Sartoratto MC, Queiroz LPR, Almeida GS, Nascimento TB, Santos CS, Gutierrez BAO, et al. Dilemas sobre o uso da máscara facial no pós-pandemia: uma medida preventiva e controle de doenças respiratórias infectocontagiosas. Mundo Saúde. 2022;46:131-41. doi: 10.15343/0104-7809.202246131141
Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Mpox: alertas e atualizações epidemiológicas: relatório da situação [Internet]. Brasília (DF): OPAS; 2022 [acesso em 2023 jun 30]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/mpox
Fleming SE, Reynolds J, Wallace B. Lights… Camera… Action! A guide for creating a DVD/Video. Nurse Educ. 2009;34(3):118-21. doi: 10.1097/NNE.0b013e3181a0270e
Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Use and care of masks [Internet]. Washington (DC): U.S. Department of Health & Human Services; 2021 [cited 2023 Nov 18]. Avaliable from: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/about-face-coverings.html
World Health Organization (WHO). Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public: when and how to use masks [Internet]. Geneva (CH): World Health Organization; 2020 [cited 2023 Nov 18]. Available from: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/when-and-how-to-use-masks
BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.html. Acesso em: 19 nov. 2023.
Naderifar M, Goli H, Ghaljaie F. Snowball sampling: a purposeful method of sampling in qualitative research. Strides Dev Med Educ. 2017;14(3):e67670. doi: 10.5812/sdme.67670
Fehring R. Methods to validate nursing diagnoses. Heart Lung. 1987;16(6):625-9.
Salvador PTCO, Mariz CMS, Vítor AF, Ferreira Júnior MA, Fernandes MID, Martins JCA, et al. Validation of virtual learning object to support the teaching of nursing care systematization. Rev Bras Enferm. 2018;71(1):11-9. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0537
Faleiros F, Cucick CD, Silva Neto ET, Rabeh SAN, Favoretto NB, Käppler C. Desenvolvimento e validação de vídeo educativo para autocateterismo vesical intermitente limpo. Rev Eletrônica Enferm. 2019;21:53973. doi: 10.5216/ree.v21.53973
Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. doi 10.1002/nur.20147
Oliveira AL, Souza YE, Marrero L, Vidal AP, Freire ALM, Teixeira E, et al. Produção e validação de conteúdo de tecnologia educacional digital sobre banho de ofurô em unidade neonatal. Rev Esc Enferm USP. 2023;57:e20220307. doi: 10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0307en
Ximenes MAM, Fontenele NAO, Bastos IB, Macêdo TS, Galindo Neto NM, Caetano JA, et al. Construção e validação de conteúdo de cartilha educativa para prevenção de quedas no hospital. Acta Paul Enferm. 2019;32(4). doi: 10.1590/1982-0194201900059
Roquini GR, Avelar NRN, Santos TR, Oliveira MRAC, Galindo Neto NM, Sousa MRMGC, et al. Construção e validação de cartilha educativa para promoção da adesão a antidiabéticos orais. Cogitare Enferm. 2021;26:e80659. doi: 10.5380/ce.v26i0.80659
Silva CSG, Lisboa SD, Santos LM, Carvalho ESS, Passos SSS, Santos SSBS. Elaboração e validação de conteúdo e aparência da cartilha “Punção venosa periférica para a família”. Rev Cuid. 2019;10(3):e830. doi: 10.15649/cuidarte.v10i3.830
Pinto SL, Lisboa KWSC, Galindo Neto NM, Sampaio LA, Oliveira MF, Caetano JA. Posicionamento do paciente para raquianestesia: construção e validação de álbum seriado. Acta Paul Enferm. 2018;31(1):25-31. doi: 10.1590/1982-0194201800005
Dantas DC, Góes FGB, Santos AST, Silva ACSS, Silva MA, Silva LF. Produção e validação de vídeo educativo para o incentivo ao aleitamento materno. Rev Gaúcha Enferm. 2022;43:e20210247. doi: 10.1590/1983-1447.2022.20210247.pt
Dias IKR, Lopes MSV, Melo ESJ, Maia ER, Martins RMG. Construção e validação de uma cartilha para autoeficácia da prevenção do Zika vírus. Texto Contexto Enferm. 2021;30:e20200182. doi: 10.1590/1980-265X-TCE-2020-0182
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-01-05 (2)
- 2023-12-22 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Enfermagem da UFSM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.