Integração de tecnologias educativas digitais em website sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769286862

Palavras-chave:

Recém-Nascido, Tecnologia, Saúde Digital, Serviços de Assistência Domiciliar, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: descrever a experiência no desenvolvimento e integração de tecnologias educativas digitais em saúde em um website voltado para os cuidados domiciliares com recém-nascidos. Método: relato de experiência sistematizado em cinco tempos (ponto de partida, perguntas iniciais, recuperação do processo vivido, reflexão de fundo e pontos de chegada), no período de 2020 a 2024. Concentrou-se no desenvolvimento de tecnologias educativas digitais em um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e social vinculado à extensão universitária. Resultados: o desenvolvimento das tecnologias digitais envolveu a construção, validação e avaliação de dois vídeos animados, dois aplicativos móveis, uma cartilha, vinte e dois podcasts e um website que integrou as 28 tecnologias produzidas. Conclusão: a experiência foi inovadora, promissora e relevante. A abordagem multifacetada e integradora reflete uma diversidade de estratégias para atender às necessidades educativas das famílias, demonstrando ser efetiva na disseminação de informações.

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Biografia do Autor

Fernanda Garcia Bezerra Góes, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Gabrielle Beltrão de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Iasmym Alves de Andrade Soares, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Nátale Gabriele Ferreira Nunes , Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Ingrid Lucchese, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Mariana Viana Toledo, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Góes, F. G. B., Oliveira, G. B. de, Soares, I. A. de A., Nunes , N. G. F. ., Lucchese, I., & Toledo, M. V. (2024). Integração de tecnologias educativas digitais em website sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos: relato de experiência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 14, e13. https://doi.org/10.5902/2179769286862

Edição

Seção

Relato de experiência

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