Instrumentos de avaliação da autoeficácia do cuidador informal na assistência domiciliar: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769270100

Palavras-chave:

Autoeficácia, Cuidadores, Inquéritos e questionários, Assistência domiciliar, Família

Resumo

Objetivo: identificar os instrumentos validados de avaliação da autoeficácia em cuidadores informais descritos na literatura. Método: revisão integrativa, que analisou artigos de pesquisas primárias indexados nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Scopus e Cochrane Library, sem restrição de data. A busca foi realizada em outubro de 2022; a seleção duplo-cega foi desenvolvida no Rayyan®. Os dados foram submetidos à análise crítica e síntese qualitativa e apresentados de forma descritiva. Resultados: em 41 artigos, foram encontrados 29 instrumentos de avaliação da autoeficácia. Estes podem ser utilizados em diferentes contextos; como pacientes com adoecimento por doenças crônicas, câncer, demência, entre outros. Conclusão: o estudo possibilitou a identificação de 29 instrumentos validados de avaliação da autoeficácia para serem aplicados com cuidadores informais em diferentes contextos de cuidado.

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Biografia do Autor

Fernanda Gatez Trevisan dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Enfermeira, Doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Elaine Trevezanuto Correia, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora de Enfermagem da Unifatecie em Paranavaí-PR. Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Estadual do Paraná Campos de Paranavaí (UNESPAR) 2018. Especialização em Urgência e Emergência, Enfermagem Aeroespacial pela Faculdade e Universidade UNYLEYA em 2020. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com inicio em 2021. Tem experiência na área de Enfermagem na urgência e emergência em pronto socorro e no atendimento pré-hospitalar.

Luana Cristina Bellini Cardoso, Universidade Estadual de Maringá

Docente assistente do Curso de Medicina do Centro Universitário Ingá (UNINGÁ). Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (2019-2022).Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (2019). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem sobre o Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família (GEPEQUISF).

Mayara Almeida Martins, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011). Especialização em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, pediátrica e adulto pela UNIVALE (2013). Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Colaboradora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e Docente colaboradora do curso técnico em enfermagem no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Ozório Gonçalves Nogueira. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem sobre o Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família - GEPEQUISF da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Aline Zulin, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em enfermagem pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - UNICESUMAR (2008). Especialização em Auditoria em Saúde pela UNINGÁ - Centro Universitário (2011/2012). IRCAD América Latina - Curso avançado em Instrumentação Cirúrgica em 2016. Mestre em Enfermagem com ênfase na saúde do adulto pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2019-2021). Doutoranda em Enfermagem com ênfase na saúde do adulto pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá com início em 2021. Atuei como enfermeira e instrumentação cirúrgica do Instituto de Cirurgia Dr Sandro Scolari por 9 anos (2011-2020). Professora Adjunta da Faculdade Santa Maria da Glória (SMG), polo Maringá-PR

Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1994). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Estágio (licença sabática) junto ao Séminaire Franco-Brésilien da Université Paris Descartes, Sorbonne, Paris, França (2015). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atua na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PSE) da UEM na área de cuidado de enfermagem ao indivíduo adulto e sua família em diferentes contextos de assistência, com ênfase na prevenção de doenças e na promoção e reabilitação da saúde. Atuou como Chefe do Departamento de Enfermagem - UEM, Gestão 2016 - 2018 e 2018-2020 e atua como Chefe Adjunto Gestão 2020-2022. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem sobre o Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família (GEPEQUISF). Participante o Grupo de Estudo e Pesquisas em Condições Crônicas (GEPECRON). Editora Associada do periódico Cogitare Enfermagem. Consultora ad-hoc: Revista Latino Americana de Enfermagem; Cogitare Enfermagem; Ciência, Cuidado e Saúde e Revista Brasileira de Enfermagem.

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Publicado

2023-01-31 — Atualizado em 2023-11-29

Versões

Como Citar

Santos, F. G. T. dos, Correia, E. T., Cardoso, L. C. B., Martins, M. A., Zulin, A., & Radovanovic, C. . A. T. (2023). Instrumentos de avaliação da autoeficácia do cuidador informal na assistência domiciliar: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e3. https://doi.org/10.5902/2179769270100 (Original work published 31º de janeiro de 2023)

Edição

Seção

Artigos de revisão