Validação de tecnologia educativo-terapêutica aplicada à criança com diabetes mellitus tipo 1: protocolo institucional padrão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769283825Palavras-chave:
Enfermagem Pediátrica, Estudo de validação, Educação em Saúde, Diabetes Mellitus Tipo 1, Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: desenvolver, validar e implementar tecnologia educativo-terapêutica, no formato de protocolo institucional padrão, destinada ao cuidado da criança com diabetes mellitus tipo 1. Método: estudo metodológico, realizado em hospital público no Distrito Federal, participaram sete enfermeiros na validação, cinco crianças e familiares, na implementação, entre agosto/2021 e outubro/2022. Realizou-se validação de maneira on-line, utilizado instrumento de escala do tipo Likert e análise pelo Índice de Validade de Conteúdo e Coeficiente de Correlação Intraclasse. Na sessão educação em saúde, de maneira presencial, foram realizadas entrevistas e anotações no diário de campo. Resultados: tecnologia elaborada apresentou assuntos relacionados aos cuidados diários de crianças e à doença diabetes mellitus. A validação alcançou um índice de concordância de 0,78%, coeficiente de correlação de 0,525. A implementação identificou potencialidades e fragilidades relacionadas no cuidado da saúde. Conclusão: considerou-se o protocolo abrangente, promovedor na adesão ao tratamento subsidiando cuidado com qualidade e segurança.
Downloads
Referências
Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. São Paulo: Editora Clannad [Internet]; 2020 [cited 2022 Nov 12]. 455p. Available from: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf
Magliano D, Boyko EJ. IDF diabetes atlas. 10th edition. Brussels: International Diabetes Federation [Internet]; 2021 [cited 2022 Nov 12]. Available from: https://diabetesatlas.org/idfawp/resource-files/2021/07/IDF_Atlas_10th_Edition_2021.pdf
Patterson CC, Karuranga S, Salpea P, Saeedi P, Dahlquist G, Soltesz G, et al. Worldwide estimates of incidence, prevalence and mortality of type 1 diabetes in children and adolescents: Results from the International Diabetes Federation Diabetes Atlas, 9th edition. Diabetes Res Clin Pract [Internet]. 2019; [cited 2022 Nov 12];157:107842. Available from: 10.1016/j.diabres.2019.107842
Freitas KKA, Santos PUA, Melo MC, Moura AS, Boeckmann LMM, Dutra LMA. Autorelato da criança e do adolescente no seu cotidiano com a diabete mellitus tipo 1:estudo narrativo. Enferm. Foco [Internet];2020 [cited 2022 Nov 12];11(3):187-94. Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n2.2730
Araújo EF, Ribeiro ALT, Pinho IVOS, Melo MC, Abreu VJ, Nascimento ETS et al. Elaboração de tecnologia educacional sobre educação em saúde para crianças com diabetes mellitus tipo I. Enferm.Foco.2021 [cited 2022 Nov 12];11(6). Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n6.3915
Ribeiro ALT, Araújo ÉF de, Pinho IVOS de, Melo MC, Martins RGG, Lara CCQ. Evaluation of educational technology for children with type I diabetes mellitus: methodological study. Esc Anna Nery [Internet]; 2021 [cited 2022 Nov 12];25(5):e20200282. Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0282
Brilhante RR da C, Moreira TMM, Oliveira SKP de, Florêncio RS, Pessoa VLM de P, Cestari VRF. Serial album on Continuous Insulin Infusion System as an innovative educational technology in diabetes. Rev Bras Enferm [Internet]; 2022 [cited 2022 Nov 12];75(5):e20210277. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0277pt
Souza JV de, Ferreira MA, Andrade JIA de, Calixto AVD, Lira RC de. Technologies that promote health education for the community elderly: integrative review. Rev. Latino-Am. Nursing. [Internet]; 2021 [cited 2022 Nov 12];13(5):e7014. Available from: https://doi.org/10.25248/reas.e7014.2021
Polit DF. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 3Ş ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.
Brazil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Caderno de Atenção Básica – Nº16. Brasília: Ministério da Saúde [Internet]; 2006 [cited 2022 Nov 12]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus_cab16.pdf
Brazil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Diabete Melito Tipo 2. Brasília. Ministério da Saúde [Internet]; 2020 [cited 2022 Nov 12]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus_cab16.pdf
Fehring RJ. Methods to validate nursing diagnoses. Heart and Lung: Journal of Critical Care [Internet]; 1987 [cited 2022 Nov 12]; 16(6PtI):625–629. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3679856/
Coluci MZO, Alexandre NMC, Milani D. Construction of measurement instruments in the area of health. Ciênc Saúde Coletiva. [Internet] 2015 [cited 2022 Nov 12];20(3):925–36. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013
Mierzejewska E, Honorato-Rzeszewicz T,Świątkowska D, Jurczak-Czaplicka M, Maciejewski T, Fijałkowska A, et al. Evaluation of questionnaire as an instrument to measure the level of nutritional and weight gain knowledge in pregnant women in Poland. A pilot study. PLoS ONE. [Internet]. 2020 [cited 2020 Apr 01]; 15(1): e0227682. Referenced in doi: 10.1371/journal.pone.0227682.
Yusoff MSB. ABC of content validation and content validity index calculation. Education in Medicine Journal. [Internet]. 2019 [cited 2020 Jan 05];11(2):49–54. Referenced in doi: https://doi.org/10.21315/eimj2019.11.2.6.
Lopes JMC. Manual de assistência domiciliar na atenção primária à saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde.Secretaria de Políticas de Saúde, Porto Alegre: Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição [Internet]; 2003 [cited 2022 Nov 12]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ManualCuidadoresProfissionais. pdf
Dantas IRO, Neris RR, Zago MMF, Santos MA, Nascimento LC. Explanatory models of families of children with type 1 diabetes mellitus.Rev. Bras.Enferm [Internet];2020 [cited 2022 Nov 12];73(suppl4):e20180975. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0975.
Rosa BVC da, Girardon-Perlini NMO, Gamboa NSG, Nietsche EA, Beuter M, Dalmolin A. Development and validation of audiovisual educational technology for families and people with colostomy by cancer. Texto Contexto - Enferm [Internet]; 2019 [cited 2022 Nov 12];28:e20180053. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0053
Menezes LGC, Guedes MVC, Oliveira SKP de, Rocha RM, Pinheiro AKB, Silva L de F da, et al. Production and validation of the short film Pés que te quero®: educational technology for people with diabetes. Rev Bras Enferm. [Internet] 2022 [cited 2022 Nov 12];75(5):e20210329. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0329
Aguiar Chaves MA, Ferreira dos Santos R, Batista Moura LK, Campêlo Lago E, Jardel Feitosa Sousa KH, et al. Development and Validation of an Educational Guide for the Prevention of Diabetic Foot Complications. Rev Cuid [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 12]; 12(1):e1233. Available from: http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.1233
Rodrigues SC, Schleder Gonçalves L. Educational technology for people using insulin. Ciênc Cuid E Saúde [Internet]. 2020 [cited 2022 Nov 12];19:e50376. Available from: 10.4025/cienccuidsaude.v19i0.50376
Fernandes C da S, Lima MM de S, Araújo DV de, Galindo Neto NM, Caetano JÁ, Barros LM. Construction and validation of a serial album for companions of patients with stroke. Rev Bras Enferm. [Internet] 2022 [cited 2022 Nov 12];75(4):e20210843. Available from:
Rodrigues VES, Oliveira FGL, Machado ALG, Beleza CMF, Pereira FGF. Construction and validation of care-educational gerontechnologies: integrative review. Rev Bras Geriatr e Gerontol. [Internet] 2021 [cited 2022 Nov 12];24(4):e210144. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-22562021024.210144.pt
Lima KF, Gomes ALA, Melo ESJ, Vasconcelos FX, Sousa JL de, Martins MC, et al. Content validation of an educational booklet for asthma control and management in children. Rev Bras Enferm. [Internet] 2021 [cited 2022 Nov 12];74(suppl 5):e20200353. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0353
Gonçalves-Bradley DC, Lannin NA, Clemson L, Cameron ID, Shepperd S. Discharge planning from hospital. Cochrane Effective Practice and Organisation of Care Group, organizador. Cochrane Database Syst Rev [Internet]. 2022 [cited 2022 Nov 12];2022(2). Available from: http://doi.wiley.com/10.1002/14651858.CD000313.pub6
Vieira ASM, Castro KV, Canatti JR, Oliveira IAVF, Benevides SD, Sá KN.Validation of an educational booklet for people with chronic pain: EducaDor. BrJP [Internet];2019 [cited 2022 Nov 12]; 2(1):39-43. Available from: https://doi.org/10.5935/2595-0118.20190008.
Banca R, Marroni M, Oliveria M, Sparapani V, Pascali P, Oliveira S et al. Técnicas de aplicação de insulina. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes [Internet];2022[cited 2022 Nov 12]. Disponível em: 10.29327/557753.2022-4.
Santana GAS, Melo MC. Tecnologia assistencial: emprego do brinquedo terapêutico instrucional para preparar crianças submetidas à punção venosa periférica. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2022 [cited 2023 Jun 12];33(2). Disponível em: https://doi.org/10.51723/ccs.v33i02.1088.
Barroso MC, Santos RS, Santos AE, Nunes MD, Lucas EA. Children’s perception of venipuncture through therapeutic toy. Acta Paul Enferm [Internet]. 2020 [cited 2021 Jun 26]; 33:1-8. Disponível em: 10.37689/acta-ape/2020AO0296.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-04 (2)
- 2023-10-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Enfermagem da UFSM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.