A educação ambiental como veículo de inclusão social na Escola Rural 21 de Abril - Linha Rincão Fundo - Panambi/RS

Autores

  • Glauciéli Quevedo Pinheiro Hack Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Liane de Souza Weber Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083956

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Educação Ambiental, Rural, Projeto Criar

Resumo

O trabalho realizado teve como objetivo geral Acompanhar a prática em Educação Ambiental na Escola Municipal 21 de Abril. A escola está localizada na zona rural de Panambi - RS,mais precisamente na Linha Rincão Fundo, distante 10 km do centro do município. Neste sentido se investigaram valores e atitudes ambientais nos alunos participantes do Projeto Criar, analisando os principais aspectos que formam a base ambiental dos adolescentes participantes e identificando que tipos de materiais podem ser usados, e ou reutilizados na fabricação de novos objetos nos processos de educação. Como método de coleta de dados utilizou-se questionários. A pesquisa identificou o conhecimento dos alunos participantes do Projeto Criar. Os resultados obtidos demonstram os vários fatores ambientais atuais quepreocupam a humanidade, porquê os fenômenos naturais desequilibram a harmonia entre ohomem e o meio ambiente, gerando prejuízos em todos os ecossistemas, na saúde dos sereshumanos e na economia mundial. Pois o ser humano está mais preocupado com o seu conforto, com o seu modo de vida. Os problemas ambientais ficam relegados a um segundo plano ou nem são reconhecidos. Por isso o Projeto Criar chama a atenção da sociedade para uma juventude que possa contribuir para um meio ambiente sustentável e para que ações como estas possam trazer benefícios sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, J. A. Pesquisa em extensão rural: um manual de metodologia. Brasília: MEC/ABEAS, 1989.

BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto - Ciências, O meio Ambiente; 5° série, São Paulo, ed. Àtica, 2003.

______, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto - Ciências, Os Seres Vivos. São Paulo, ed.Ática, 2002.

BALERINI, Samuel. O meio ambiente em debate. São Paulo: ed. Moderna, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa-7ºed., Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1998.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo; Cortez, 1998.

GRESSLER, L. A. Introdução à pesquisa: Projetos e relatórios. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

MELLER, Cleria Bitencorte. Compensação Florestal: eixo articulador de ações em educação ambiental. Ijuí: ed. UNIJUÍ, 2002.

MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOTA, Paulo Roberto O meio Ambiente, São Paulo, ed. Àtica, 2003. PARASURAMAN, A. Marketing Research. Toronto: Addison Wesley Publishing Company, 1986.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZAMBERLAM, Jurandir; FRONCHETI, Alceu - Agricultura Ecológica; preservação do pequeno agricultor e do meio ambiente. Petrópolis, ed. Vozes, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. PRPGP. Estrutura e apresentação de monografias, dissertações e teses – MDT/UFSM. 6. ed. Santa Maria: Ed. da UFSM, PRPGP, 2006.

Downloads

Publicado

2011-10-11

Como Citar

Hack, G. Q. P., & Weber, L. de S. (2011). A educação ambiental como veículo de inclusão social na Escola Rural 21 de Abril - Linha Rincão Fundo - Panambi/RS. Revista Monografias Ambientais, 4(4), 801–815. https://doi.org/10.5902/223613083956

Edição

Seção

ARTIGOS