Uma abordagem de relacionamento no ensino de biologia com as questões ambientais

Autores

  • Rubia Weyrich de Góis Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Liane de Souza Weber Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082771

Palavras-chave:

Meio ambiente, Doenças pela poluição, Educação ambiental, Ensino médio

Resumo

A influência cada vez maior da ciência na vida das pessoas exige que elas estejam bem informados para acompanhar as descobertas científicas, avaliar os seus aspectos sociais e participar de forma esclarecida de decisões que dizem respeito a toda a coletividade. Neste sentido, hoje em dia não há nada mais importante para a humanidade do que compreender como a natureza funciona. O futuro das pessoas está na dependência de o Homo sapiens aprender a viver sem danificar a máquina da natureza, a ponto de ela não poder mais sustentar a civilização. No entanto, para compreender a máquina da natureza as pessoas precisam entender não apenas como ela opera hoje, mas como foi construída.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues (2004). Biologia – volumes 1, 2 e volume 3 - 2a ed. – São Paulo :

Moderna.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo: Ed Cultrix (Trad. Álvaro Cabral).

CARVALHO, Maria Bernardete S da S (2002). GRUPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Universidade Federal de Juiz de

Fora. Disponível em: http://www.gea.ufjf.br. Acesso em: agosto de 2009.

CHIAVENATO, J.J. O Massacre da Natureza. São Paulo: Moderna, 1989 (coleção Polêmica).

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.

FAGGIONATO, S. Percepção ambiental. Disponível em: http://www.educar.sc.usp.br/textos. Acesso em: outubro de 2009.

FAVARETO, José Arnaldo; MERCADANTES, Clarinda. Biologia – volume único – 1ª Ed. – São Paulo: Moderna, 2005.

FERRARA, Lucrecia D’Alessio. Olhar Periférico: Informações, Linguagenm, Percepção Ambiental. São Paulo: Edusp, 1993.

LAZARANI A.M. Rosmari. FLORA E FAUNA. O Homem e o Meio Ambiente. Disponível

em:http://www.floraefauna.com/meioambiente/homem_ambiente.htm. Acesso em: junho de 2009.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001. 240p.

MELLOWS, apud DIAS, Genebrando Freire Dias. Educação Ambiental – Princípios e Práticas. São Paulo, Gaia 1992.

PELICIONI, A. F. Educação e Ambiental na escola – uma experiência de sucesso. Disponível em: http://www.neoambiental.com.br. Acesso em: julho de 2009.

SILVA, Júnior, César da; SASSON, Sezar (2005). Biologia – volumes 1, 2 e 3 – 3a série – genética, evolução e ecologia – 7a ed. – São Paulo : Saraiva.

TORRES, Patrícia Lupion, org. Uma leitura para os temas transversais: ensino fundamental/ Patrícia Lupon Torres /e/

Regina Bochniak organizadoras. – Curitiba: SENAR-PR, 2003.

TUAN, Yi-Fu (1980) Topofilia – Um Estudo da Percepção Atitude e Valores do Meio Ambiente. São Paulo/Rio de Janeiro: Ed Difel (Trad. Lívia de Oliveira).

VILAS-BOAS, D. A. C. Uma experiência em educação Ambiental: Re-Desenhando o espaço e as Relações Escolares.

65f. Dissertação (Mestrado) – PRODEMA (Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2002.

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

Góis, R. W. de, & Weber, L. de S. (2011). Uma abordagem de relacionamento no ensino de biologia com as questões ambientais. Revista Monografias Ambientais, 2(2), 303–311. https://doi.org/10.5902/223613082771

Edição

Seção

ARTIGOS