Meio ambiente, dialética da agroecologia e hortaliças não convencionais como tema transversal no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820448Palavras-chave:
Hortaliças não convencionais, Ensino de ciências, Tema transversalResumo
O ensino de Ciência é muitas vezes baseado na mera transmissão de conteúdos, uso de livro didático, giz e quadro negro. Esta postura por parte dos professores desanima os estudantes à aprender, sendo de primordial importância a utilização de propostas metodológicas que incentivem os estudantes tanto a aprenderam de forma significativa e contextualizada, quanto se tornem cidadãos críticos e identifique as inter-relações dos conceitos específicos das ciências da natureza para o entendimento dos fenômenos do mundo que o cerca. Desta forma, o presente trabalho relata uma experiência de uma aula dialogada sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil “Professora Maria Villany Delmondes, com alunos da turma 7° ano, com o tema meio ambiente, agroecologia e hortaliças não convencionais, no qual foram trabalhados conteúdos que condizem com a realidade dos estudantes, contribuindo com a aprendizagem e com o Ensino de Ciências, na tentativa de mostrar que é possível ensinar conteúdos de ciências, de forma atrativa e motivadora, e ainda que permita que os conceitos aplicados se tornem concretos e contextualizado à realidade do aluno. Os resultados forma positivos e inspiram os professores a continuar trabalhando nesta perspectiva.Downloads
Referências
AQUINO, A.M.; ASSIS, R.L. Agroecologia: Princípios e Técnicas para uma Agricultura Orgânica Sustentável. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2005.
BRASIL. Hortaliças não-convencionais (tradicionais). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. Brasília, 2010a.
BRASIL. Manual de hortaliças não-convencionais. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. Brasília, 2010b.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Sociedade e Meio Ambiente/ Ministério da Educação. Brasília: A Secretaria 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3a. ed. Brasília, 2001.
BRITO, P. F.; GOMIDE, M.; CAMARA, V. M. Agrotóxicos e saúde: realidade e desafios para mudança de práticas na agricultura. Physis Revista de Saúde Coletiva, v.19, n.1, p.207-225, 2009.
CARNEIRO, F. F.; PIGNATI, W.; RIGOTTO, R, M.; AUGUSTO, L. G. S.; RIZZOLO, A.; FARIA, N. M. X.; ALEXANDRE, V. P.; FRIEDRICH, K.; MELLO, M. S. C. Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Parte 1. Agrotóxicos, Segurança Alimentar e Nutricional e Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2012.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.
FURMAN, M. O ensino de ciências no ensino fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Sangari do Brasil. 2009.
GLIESSEMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.
GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
MACHADO, L. C. P.; MACHADO FILHO, L. C. P. A dialética da agroecologia: contribuição para o mundo com alimentos sem veneno. São Paulo: Expressão Popular, 2014.
MELLO, G. J.; CAMPOS, A. G.; SENRA, R. E. F.; CARBO, L.; MUELLER, E. R.; MELLO, I. C. A educação do campo na Amazônia Legal, caminhos que se cruzam entre agrotóxicos, agroecologia e ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v.10, p.89-101, 2015.
MELLO, G. J.; SANTOS, V. M. P.; PAZ, R. C. R. Física ambiental e educação do campo: experiência em ensino significativo na Amazônia Legal. Revista Pedagogia em Foco, v.7, p.126-144, 2012.
MORAIS, L. M.; SILVA, P. C. O.; FERNANDES, C. T.; QUADROS, I. P.; MELLO, G. J. Aula de campo no rio São Lourenço: uma experiência didática. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, v.9, p.57-64, 2014.
NOVAK, J. D.; GOWIN, R. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1984.
PALMA, D. C. A. Agrotóxicos em leito humano de mães residentes em Lucas do Rio Verde-MT. Cuiabá, 2011. 1103p. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Mato Grosso.
PILLET, C. Didática especial. Campinas: Ática, 2006.
PMJ-MT. Prefeitura Municipal de Jaciara-MT. Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto de Jaciara-MT. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil “Professora Maria Villany Delmondes”, 2013.
QUARESMA, A. Tecnociências: Meios ou fins? Revista Filosofia, v. 86, p.14-23, 2013.
SILVA, D. J. H.; MOURA, M. C. C. L.; CASALI, V. W. D. Recursos genéticos do banco de germoplasma de hortaliças da UFV: histórico e expedições de coleta. Horticultura Brasileira, v.19, n.2, p.108-114, 2001.
SILVEIRA FILHO, J.; SALES F. J. M.; HAGUETTE, A. A Sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo no curso de agronomia da Universidade Federal do Ceará. Revisa de Extensão Rural, n.18, v.21, p.37-76, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.