Meio ambiente, dialética da agroecologia e hortaliças não convencionais como tema transversal no ensino de ciências

Autores

  • Glayse de Jesus Germano Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Maria Souza Pimentel Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Nadja Gomes Machado Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Geison Jader Mello Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820448

Palavras-chave:

Hortaliças não convencionais, Ensino de ciências, Tema transversal

Resumo

O ensino de Ciência é muitas vezes baseado na mera transmissão de conteúdos, uso de livro didático, giz e quadro negro. Esta postura por parte dos professores desanima os estudantes à aprender, sendo de primordial importância a utilização de propostas metodológicas que incentivem os estudantes tanto a aprenderam de forma significativa e contextualizada, quanto se tornem cidadãos críticos e identifique as inter-relações dos conceitos específicos das ciências da natureza para o entendimento dos fenômenos do mundo que o cerca. Desta forma, o presente trabalho relata uma experiência de uma aula dialogada sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil “Professora Maria Villany Delmondes, com alunos da turma 7° ano, com o tema meio ambiente, agroecologia e hortaliças não convencionais, no qual foram trabalhados conteúdos que condizem com a realidade dos estudantes, contribuindo com a aprendizagem e com o Ensino de Ciências, na tentativa de mostrar que é possível ensinar conteúdos de ciências, de forma atrativa e motivadora, e ainda que permita que os conceitos aplicados se tornem concretos e contextualizado à realidade do aluno. Os resultados forma positivos e inspiram os professores a continuar trabalhando nesta perspectiva.

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Germano, G. de J., Pimentel, M. S., Machado, N. G., & Mello, G. J. (2015). Meio ambiente, dialética da agroecologia e hortaliças não convencionais como tema transversal no ensino de ciências. Revista Monografias Ambientais, 14, 135–146. https://doi.org/10.5902/2236130820448

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