Avaliação centrada na mudança: efeitos do programa mais educação na diminuição da evasão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133868034

Palavras-chave:

avaliação de programas, teoria da mudança, evasão escolar, relação com o saber, situações de fracasso, Programa Mais Educação.

Resumo

Neste artigo apresenta-se os resultados de um estudo que teve como objetivo principal avaliar os efeitos da implantação do Programa Mais Educação na diminuição da evasão escolar no Centro de Educação Municipal Deputados Manoel Rodrigues, localizado no Município de Maranguape/CE, entre 2015 a 2017. Realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória, bibliográfica e documental, de cunho qualiquantitativo, sob a égide do método quadripolar. Os resultados, analisados à luz da teoria da mudança e representados pelo mapa de processos e resultados, demonstraram um alto nível de eficácia e assertividade na resolução da problemática da evasão na instituição pesquisada.

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Biografia do Autor

Antonio Gildázio de Andrade Freire, Universidade Federal do Ceará

Professor da rede pública municipal de Maranguape/CE.

 

Joana D’Arc Páscoa Bezerra Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecária na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará.

 

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará

Professor na Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

04-04-2022

Como Citar

Freire, A. G. de A., Fernandes, J. D. P. B., & Lima, M. A. M. (2022). Avaliação centrada na mudança: efeitos do programa mais educação na diminuição da evasão. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e68034, p. 1–21. https://doi.org/10.5902/2318133868034

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