A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: as vozes dos professores

Autores

  • Gabriela Cedalia Cardoso Universidade Federal de Santa Maria
  • Doris Pires Vargas Bolzan
  • Silvana Martins de Freitas Millani

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133822386

Resumo

Este artigo é um recorte da monografia do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo do estudo foi compreender como a organização do trabalho pedagógico implica no desenvolvimento das ações de incentivo à leitura e à escrita no ciclo de alfabetização. A pesquisa adotada é qualitativa de cunho narrativo sociocultural, tendo como base de estudo as narrativas do coordenador pedagógico e professores do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de Santa Maria. Compreendemos como as professoras organizam seu trabalho pedagógico e como a equipe diretiva tem atuado no sentido de apoiar e orientar o trabalho docente.

Palavras-chave: trabalho pedagógico, ciclo de alfabetização, leitura e escrita.

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Publicado

07-06-2016

Como Citar

Cardoso, G. C., Bolzan, D. P. V., & Millani, S. M. de F. (2016). A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: as vozes dos professores. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(10), 73–94. https://doi.org/10.5902/2318133822386

Edição

Seção

Artigos