Grupo de apoio a pais como um recurso de apoio social na Intervenção Precoce na zona norte de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71419

Palavras-chave:

Intervenção Precoce, Grupos de Apoio a Pais, Perspectivas de Pais

Resumo

Na intervenção precoce, as práticas centradas na família são preponderantes, realçando-se o impacto positivo das redes sociais de apoio na capacitação, bem-estar, melhoria da coesão da família e dos padrões de interação criança – família. Destacam-se, assim, os grupos de apoio a pais como um recurso essencial de apoio social que permitem desenvolver relações de suporte positivas com outros pais e possibilitam o apoio mútuo com grande influência na competência social e emocional da criança e sua família. Com este estudo pretende-se conhecer, compreender e explorar: 1) As expectativas dos pais, quando da entrada, no grupo de apoio a pais; 2) Os benefícios que os pais consideraram obter pelo fato de participarem no grupo de apoio a pais; 3) As barreiras que identificam, no funcionamento do grupo de apoio a pais; 4) As recomendações de melhoria identificadas pelos pais, na dinâmica de funcionamento do grupo de apoio a pais. Este é um estudo qualitativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas realizadas com 7 pais (5 mães e 2 pais) que recebem apoio numa Equipe Local de Intervenção da Zona Norte de Portugal. A análise e tratamento dos dados baseou-se na análise de conteúdo. A participação no Grupo de Apoio a Pais contribuiu para uma maior tranquilidade e empoderamento das famílias envolvidas, conduzindo a uma maior capacitação através de um aumento de informação e normalização das suas emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Pereira, University of Minho

Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial.

Margarida Ribeiro, University of Minho

Atua na Equipa Local de Intervenção Precoce de Vizela, Portugal.

Elsa Marta Soares, University of Minho

Speech and Language Therapist at the Speech Care Innovation Center, Abu Dhabi, United Arab Emirates.

Carla Cilene Baptista da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência e pesquisas nas áreas da Terapia Ocupacional, Formação em Saúde, Educação Inclusiva e Intervenção Precoce na Infância. Atuando principalmente com os seguintes temas: desenvolvimento e saúde infantil, atividade lúdica, terapia ocupacional na educação, formação interprofissional em saúde, intervenção centrada na família. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo curso Sanduíche em Sciences des Jeux, na Universitè Paris XIII. Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade de Aveiro, Portugal (2016). Credenciada no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (Mestrado Profissional) e no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Saúde (Mestrado Acadêmico), da UNIFESP. Docente do Curso de Especialização Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais realizado pela UFSCar e em parceria com UNIFESP.

Referências

ALGOOD, Carl L.; HARRIS, Cynthia; HONG, Jun Sung. Parenting success and challenges for families of children with disabilities: An ecological systems analysis. Journal of Human Behavior in the social environment, v. 23, n. 2, p. 126-136, 2013.

ALMEIDA, Telma; SAMPAIO, Francisco. M.;. Stress e suporte social em familiares de pessoas com paralisia cerebral. Psicologia, saúde e doenças, v. 8, n. 1, p. 143-149, 2007.

ARAÚJO, Lara Rafaela Andrade Araújo. Grupos de apoio entre pais: perspetivas de mães de crianças com PEA do distrito de Braga. 2016. Dissertação de Mestrado.

ARCHIBALD, Sarah-Jane. What about fathers? A review of a fathers’ peer support group on a Neonatal Intensive Care Unit. Journal of Neonatal Nursing, v. 25, n. 6, p. 272-276, 2019.

BANACH, Mary et al. Family support and empowerment: Post autism diagnosis support group for parents. Social work with groups, v. 33, n. 1, p. 69-83, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. Ed. Lisboa: Edições, 2013.

BARNETT, Douglas et al. Building new dreams: Supporting parents' adaptation to their child with special needs. Infants & Young Children, v. 16, n. 3, p. 184-200, 2003.

BAUM, Lynda S. Internet parent support groups for primary caregivers of a child with special health care needs. Pediatric nursing, v. 30, n. 5, 2004.

BOUKYDIS, Zachariah. Support services and peer support for parents of at-risk infants: an international perspective. Children's Health Care, v. 29, n. 2, p. 129-145, 2000.

BRUDER, Mary Beth. Early childhood intervention: A promise to children and families for their future. Exceptional children, v. 76, n. 3, p. 339-355, 2010.

CARTER, Irene. Positive and negative experiences of parents involved in online self-help groups for autism. Journal on Developmental Disabilities, v. 15, n. 1, p. 44-52, 2009.

CARVALHO, Leonor et al. Práticas recomendadas em intervenção precoce na infância: um guia para profissionais. Coimbra: Associação Nacional de Intervenção Precoce, 2016.

CHAREPE, Zaida Borges. O Impacto dos Grupos de Ajuda Mútua no Desenvovimento da Esperança dos Pais de Crianças Com Doença Crónica: Construção de um Modelo de Intervenção Colaborativa. Orientador: Luís Miguel Vicente Afonso Neto. 2011. 578 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Catolica Portugesa, Portugal, 2011.

CLIFFORD, Tessen; MINNES, Patricia. Who participates in support groups for parents of children with autism spectrum disorders? The role of beliefs and coping style. Journal of autism and developmental disorders, v. 43, n. 1, p. 179-187, 2013.

COFFMAN, Sherrilyn. Community partnerships for parent-to-parent support. The Diabetes Educator, v. 27, n. 1, p. 36-44, 2001.

CONNOLLY, Micaela; GERSCH, Irvine. A support group for parents of children on a waiting list for an assessment for autism spectrum disorder. Educational Psychology in Practice, v. 29, n. 3, p. 293-308, 2013.

COUTINHO, Maria Teresa Brandão. Apoio à família e formação parental. Análise psicológica, v. 22, n. 1, p. 55-64, 2004.

COUTINHO, Clara Pereira. A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa: questões relativas à fidelidade e validade. Educação Unisinos, v.12, n. 1, p. 5-15, 2008.

COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e pratica. Braga, Portugal: Almedina Editora, 2011.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. Sage Publications, 1994.

DUNST, Carl. An integrated framework for practising early childhood intervention and family support. Perspectives in Education, v. 22, n. 2, p. 1-16, 2004.

DUNST, Carl, J.; TRIVETTE, Carol, M., HAMBY, Deborah, W. Meta-analysis of family centered helpgiving practices research. Mental Retardation and Developmental Disabilities Research Reviews, 13, p. 370–378, 2007

EDWARDS, Nicole Megan; GALLAGHER, Peggy A. Parent educators in early intervention: Insights from evaluations. Infants & Young Children, v. 27, n. 3, p. 220-240, 2014.

FELIZARDO, Sara. Os efeitos do suporte social em famílias de crianças com deficiência. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, p. 2867-2877, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.19/524. Acesso em: 20 jan. 2020.

GIALLO, Rebecca et al. Assessment of maternal fatigue and depression in the postpartum period: support for two separate constructs. Journal of Reproductive and Infant Psychology, v. 29, n. 1, p. 69-80, 2011.

GRUSEC, Joan E.; DANYLIUK, Tanya. Parents’ attitudes and beliefs: Their impact on children’s development. In: Encyclopedia on Early Childhood Development, 2014. Disponível em: https://www.child-encyclopedia.com/parenting-skills/according-experts/parents-attitudes-and-beliefs-their-impact-childrens-development. Acessado em: 20 jan. 2020.

HÄGGMAN-LAITILA, Arja; PIETILÄ, Anna-Maija. Small groups for parents: motives and practical issues boosting attendance. Nordic Social Work Research, v. 3, n. 1, p. 59-77, 2013.

HALL, S. L.; RYAN D. J.; BEAUTTY, J.; GRUBBS, L. Recommendations for peer-to-peer support for NICU parents. Journal of Perinatology, v. 35, n. 1, p. S9-S13, 2015.

HJELTE, Jan et al. From thought to action: young parents' reasons for participation in parenting support groups at child welfare centers. Social Work in Public Health, v. 30, n. 6, p. 516-533, 2015.

HUTTON, Adam M.; CARON, Sandra L. Experiences of families with children with autism in rural New England. Focus on autism and other developmental disabilities, v. 20, n. 3, p. 180-189, 2005.

KERR, Susan M.; MCINTOSH, J. B. Coping when a child has a disability: exploring the impact of parent‐to‐parent support. Child: care, health and development, v. 26, n. 4, p. 309-322, 2000.

KOERTING, J. et al. Barriers to, and facilitators of, parenting programmes for childhood behaviour problems: a qualitative synthesis of studies of parents’ and professionals’ perceptions. European child & adolescent psychiatry, v. 22, n. 11, p. 653-670, 2013.

LAW, Mary et al. The perceived effects of parent-led support groups for parents of children with disabilities. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics, v. 21, n. 2-3, p. 29-48, 2002.

LEFÈVRE, Åsa et al. Parents’ experiences of parental groups in Swedish child health-care: Do they get what they want? Journal of Child Health Care, v. 20, n. 1, p. 46-54, 2016.

LO, Lusa. Perceived benefits experienced in support groups for Chinese families of children with disabilities. Early Child Development and Care, v. 180, n. 3, p. 405-415, 2010.

MIODRAG, Nancy; HODAPP, Robert M. Chronic stress and health among parents of children with intellectual and developmental disabilities. Current opinion in psychiatry, v. 23, n. 5, p. 407-411, 2010.

PAKENHAM, Kenneth I.; SOFRONOFF, Kate; SAMIOS, Christina. Finding meaning in parenting a child with Asperger syndrome: Correlates of sense making and benefit finding. Research in developmental disabilities, v. 25, n. 3, p. 245-264, 2004.

POTTIE, Colin G.; INGRAM, Kathleen M. Daily stress, coping, and well-being in parents of children with autism: a multilevel modeling approach. Journal of family psychology, v. 22, n. 6, p. 855, 2008.

RACINE, Nicole M.; SMITH, Alicia; PELLETIER, W.; SCOTT-LANE L.; GUILCHER, M. T.; SCHULTE F. Evaluation of a support group for parents of children hospitalized for cancer and hematopoietic stem cell transplantation. Social Work with Groups, v. 41, n. 4, p. 276-290, 2017.

SERRANO, Ana Maria. Redes sociais de apoio e sua relevância para a intervenção precoce. Porto Editora, 2007.

SOLOMON, Michael; PISTRANG, Nancy; BARKER, Chris. The benefits of mutual support groups for parents of children with disabilities. American journal of community psychology, v. 29, n. 1, p. 113-132, 2001.

TRIVETTE, Carol M.; DUNST, Carl J. Community-Based Parent Support Programs. In: Encyclopedia on Early Childhood Development, 2014. Disponível em: https://www.child-encyclopedia.com/parenting-skills/according-experts/community-based-parent-support-programs . Acessado em: 5 jan. 2020.

WOODMAN, Ashley C. Trajectories of stress among parents of children with disabilities: A dyadic analysis. Family Relations, v. 63, n. 1, p. 39-54, 2014.

ZEEDYK, M. Suzanne; WERRITTY, Irene; RIACH, Christine. Promoting emotional health through a parenting support programme: what motivates parents to enrol? International Journal of Mental Health Promotion, v. 5, n. 4, p. 21-31, 2003.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Pereira, A. P. da S., Ribeiro, M., Soares, E. M., & Silva, C. C. B. da. (2023). Grupo de apoio a pais como um recurso de apoio social na Intervenção Precoce na zona norte de Portugal. Revista Educação Especial, 36(1), e38/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X71419