Repertório de professores do atendimento educacional especializado sobre autismo e Análise do Comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71273

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Transtorno do Espectro do Autismo, Análise do Comportamento Aplicada

Resumo

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é reconhecida como uma prática baseada em evidência para tratamento e intervenção de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e fornece meios de apoiar pedagogicamente o processo de inclusão na escola, pois é empiricamente demonstrada como eficaz para produzir mudança de comportamento. Nesse contexto, essa pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar o repertório dos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Litoral Norte de São Paulo em TEA e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Foram utilizadas análises quantitativa e qualitativa, a partir de dados obtidos pela aplicação de um questionário. O questionário foi composto por perguntas abertas e fechadas sobre o processo formativo e o repertório em TEA e ABA.  Os participantes foram 29 responsáveis por Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Os resultados indicam que menos de um quarto dos participantes possui uma definição adequada do que seja o TEA e nenhum possui conhecimento sobre ABA.

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Biografia do Autor

Lucelmo Lacerda de Brito, Luna ABA, São José dos Campos, SP, Brasil

Doutor em Educação pela PUC-SP, com estágio de Pós Doutoramento no Departamento de Psicologia da UFSCar, Mestre em História pela PUC-SP, Psicopedagogo, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Políticas de Inclusão, Luna ABA, São José dos Campos, SP, Brasil.

Nassim Chamel Elias, Federal University of São Carlos

Doutor em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, docente, São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

Brito, L. L. de, & Elias, N. C. (2023). Repertório de professores do atendimento educacional especializado sobre autismo e Análise do Comportamento. Revista Educação Especial, 36(1), e54/1–31. https://doi.org/10.5902/1984686X71273