Desafios, adversidades e lições para o ensino de Física para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X66206

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação dos surdos, Ensino de Física, Relato de experiência, Pandemia de Covid-19

Resumo

A pandemia de Covid-19 afetou bilhões de pessoas e ceifou a vida de milhões em todo o mundo, causando transformações profundas e dolorosas. Essa pandemia tem impactado vários setores da atividade humana, expondo inúmeras fragilidades e agravando problemas sociais e econômicos cronicamente negligenciados. Entre essas atividades, a educação foi uma das mais afetadas. Assim, neste artigo, é abordada a educação Especial, e mais especificamente a educação de surdos neste período de pandemia, a partir do relato de um professor de física de uma escola especial da rede estadual da cidade de Porto Alegre - RS. A análise dos dados foi realizada na perspectiva da Pesquisa Social Interpretativa e é apresentado neste artigo como esse professor tem vivenciado essa mudança inesperada no ensino, bem como o que ele vivenciou até agora, segundo as suas próprias perspectivas e o que considera mais relevante neste contexto. É traçado um paralelo entre essa realidade local e outros contextos educacionais disponíveis na literatura, tanto no país como no exterior. Apresentam-se também relatos sobre os desafios e adversidades encontradas, as soluções implementadas e as perspectivas desses profissionais, pais e alunos, sobre o ensino a distância de surdos. As melhores práticas, lições importantes sobre resiliência, adaptação e superação desses obstáculos e as perspectivas futuras para o ensino a distância desses alunos também são destacadas. Com este artigo, pretende-se auxiliar alunos e professores neste momento desafiador de distanciamento físico, ensino remoto e/ou híbrido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Teixeira Picanço, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, Parintins, AM, Brasil

Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal do Amazonas, doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGCIM da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA–Canoas/RS.

Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil

Doutor em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo e professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGCIM da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA-Canoas/RS.

Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGCIM da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA-Canoas/RS.

Referências

ALSADOON, Elham; TURKESTANI, Maryam. Virtual Classrooms for hearing-impaired students during the coronavirus Covid-19 pandemic. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, v. 12, n. 12, p. 01-08, 2 jun. 2020. Asociatia LUMEN. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18662/rrem/12.1sup2/240. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.18662/rrem/12.1sup2/240

ALVES, Ines; PINTO, Paula Campos; PINTO, Teresa Janela. Developing inclusive education in Portugal: evidence and challenges. Prospects, v. 49, n. 3-4, p. 281-296, 19 out. 2020. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s11125-020-09504-y. Acesso em: 25 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11125-020-09504-y

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15290: Acessibilidade em comunicação na televisão. 1 ed. Rio de Janeiro: ABNT Editora, 2005. 10 p.

BRITO, Rafael da Costa; CZOLPINSKI, Andrei de Lima; RAUPP, Daniele Trajano. Reações químicas na cozinha: o uso do Google Sala de Aula na aplicação de experimentos investigativos fundamentados na técnica predizer-observar-explicar. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, p. e098-e098, 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e098.id1273

CAMPELLO, Ana Regina e Souza. ASPECTOS DA VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2008. 245 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Cap. 5.

CHARMATZ, Marc. Postsecondary education, Covid‐19, and students with disabilities. Disability Compliance for Higher Education, v. 26, n. 2, p. 1-3, 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/dhe.30899

DE OLIVEIRA MARTINS, Vanessa Regina et al. Atenção bilíngue virtual para crianças surdas em meio à pandemia do "coronavirus" - Covid-19. In: Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1328. Acesso em: 25 mar. 2021.

DIETRICH, Nicolas et al. Attempts, successes, and failures of distance learning in the time of COVID-19. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 9, p. 2448-2457, 2020. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00717

JOHNSON, Cheryl Deconde. Remote Learning for Children with Auditory Access Needs: what we have learned during covid-19. Seminars In Hearing, v. 41, n. 04, p. 302-308, nov. 2020. Georg Thieme Verlag KG. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1718715. Acesso em: 25 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1055/s-0040-1718715

KRITZER, Karen L.; SMITH, Chad E. Educating Deaf and Hard-of-Hearing Students During COVID-19: what parents need to know. The Hearing Journal, v. 73, n. 8, p. 32, ago. 2020. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1097/01.hj.0000695836.90893.20. Acesso em 20 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1097/01.HJ.0000695836.90893.20

LYNN, Matthew A. et al. Successes and Challenges in Teaching Chemistry to Deaf and Hard-of-Hearing Students in the Time of COVID-19. Journal Of Chemical Education, v. 97, n. 9, p. 3322-3326, 6 ago. 2020. American Chemical Society (ACS). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00602. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00602

MANTZIKOS, Constantinos N.; LAPPA, Christina S. Difficulties and barriers in the education of deaf and hard of hearing individuals in the era of Covid-19: the case of greece - a viewpoint article. European Journal of Special Education Research, v. 6, n. 3, p. 75-95, 3 out. 2020. Open Access Publishing Group. Disponível em: http://dx.doi.org/10.46827/ejse.v6i3.3357. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.46827/ejse.v6i3.3357

MAY, Tania et al. Reopening Washington Schools 2020: special education guidance. Olympia, Washington, USA: Washington Office of Superintendent of Public Instruction, 2020. 57 p. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED610257.pdf. Acesso em: 19 mar. 2021.

OLIVEIRA, Sara Pereira dos Santos et al. Ações do projeto Comunicação Acessível em Libras durante a pandemia da Covid-19. Raízes e Rumos, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 134–144, 2020. Disponível em: http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/10298. Acesso em: 24 mai. 2021.

PICANÇO, Lucas Teixeira; ANDRADE NETO, Agostinho Serrano; GELLER, Marlise. O Ensino de Física para Surdos: o estado da arte da pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 27, p. 391-410, jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0123

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual de Educação. Escolas da Rede Estadual iniciam a adaptação às Aulas Remotas. 2020a. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/escolas-da-rede-estadual-iniciam-a-adaptacao-as-aulas-remotas. Acesso em: 19 mai. 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual de Educação. Gestão Pedagógica. 2021a. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/gestao-pedagogica. Acesso em: 19 mai. 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual de Educação. Internet patrocinada. 2020b. Disponível em: https://escola.rs.gov.br/internet-patrocinada. Acesso em: 19 mai. 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual de Educação. Orientações à rede pública estadual de educação do Rio Grande do Sul para o modelo híbrido de ensino 2021. 2021b. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202102/17174939-2-versao-orientacoes-a-rede-publica-estadual-de-educacao-do-rio-grande-do-sul-para-o-modelo-hibrido-de-ensino-2-versao.pdf. Acesso em: 19 mai. 2021.

ROSENTHAL, Gabriele. Interpretive Social Research: an introduction. Germany: Göttingen University Press, 2018. 246 p. DOI: https://doi.org/10.17875/gup2018-1103

SHEW, Ashley. Let COVID-19 expand awareness of disability tech. Nature, v. 581, n. 7806, p. 9-9, 5 maio 2020. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1038/d41586-020-01312-w. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1038/d41586-020-01312-w

SHIMAZAKI, Elsa Midori; MENEGASSI, Renilson José; FELLINI, Dinéia Ghizzo Neto Atendimento Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-17, 2020. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15476.071. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15476.071

SMITH, Chad; COLTON, Sarah. Creating a YouTube Channel to equip parents and teachers of students who are deaf. Journal of Technology and Teacher Education, v. 28, n. 2, p. 453-461, 2020.

SUTTON, Halley. Guide offers best practices for meeting the needs of deaf students during COVID‐19 pandemic. Disability Compliance for Higher Education, v. 26, n. 4, p. 9-9, 9 out. 2020. Wiley. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1002/dhe.30938. Acesso em: 20 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/dhe.30938

TIGWELL, Garreth W. et al. Student and Teacher Perspectives of Learning ASL in an Online Setting. In: ASSETS '20: THE 22ND INTERNATIONAL ACM SIGACCESS CONFERENCE ON COMPUTERS AND ACCESSIBILITY, 22., 2020, Virtual Event, Greece, New York, NY, USA. The 22nd International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility. New York, NY, USA: ACM, 2020. p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.1145/3373625.3417298

TOMASUOLO, Elena et al. The Italian Deaf Community at the Time of Coronavirus. Frontiers In Sociology, v. 5, p. 125-135, 14 jan. 2021. Frontiers Media SA. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3389/fsoc.2020.612559. Acesso em: 20 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fsoc.2020.612559

TV SEDUC RS. Letramento Digital - Aula 01 (Visão Geral do Google Sala de Aula). Youtube, 27 jul. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=431RG_ZpPOk. Acesso em: 24 mar. 2021.

UNESCO. Distance learning solutions. 2021. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/solutions. Acesso em: 04 mai. 2021.

YANG, Ying et al. Mental Health and Psychological Impact on Students with or without Hearing Loss during the Recurrence of the COVID-19 Pandemic in China. International Journal of Environmental Research And Public Health, v. 18, n. 4, p. 1421, 3 fev. 2021. MDPI AG. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3390/ijerph18041421. Acesso em: 10 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18041421

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Picanço, L. T., Andrade Neto, A. S. de, & Geller, M. (2023). Desafios, adversidades e lições para o ensino de Física para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19. Revista Educação Especial, 36(1), e24/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X66206