A inclusão de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na educação física escolar

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Portadores de necessidades educativas especiais, Educação Física escolar, Educação Especial.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as possibilidades de inclusão dos portadores de necessidades educativas especiais na escola e nas aulas de Educação Física. Inicialmente, para contextualização da temática, realizou-se um resgate histórico da legislação sobre Educação Especial. Posteriormente, analisou-se as vantagens e desvantagens da inclusão das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na escola comum, o preparo das escolas e profissionais para a inclusão e a ação da Educação Física. Para concluir destacamos que a inclusão das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na escola e conseqüentemente na Educação Física escolar é benéfica, tanto para o portador de deficiência, quanto para o aluno normal. No entanto, a inclusão escolar não é um processo rápido, automático, é sim um desafio a ser enfrentado devido a vários motivos, principalmente, a falta de professores habilitados e de estruturas físicas adequadas aos alunos portadores de deficiências. Salientamos ainda que a inclusão do deficiente deve ser responsabilidade de toda a comunidade escolar que deve sentir-se comprometida facilitando assim a plena integração do deficiente.

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Como Citar

Krug, H. N. (2012). A inclusão de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais na educação física escolar. Revista Educação Especial, 15–23. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5130

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua