Estratégias de letramento voltadas à intervenção fonoaudiológica em pessoas com síndrome de Down

Autores

  • Isabelle Cahino Delgado Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba / Professora Adjunta
  • Talita Maria Monteiro Farias Barbosa Universidade Federal da Paraíba - UFPB / Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística.
  • Bruna Samyres Oliveira de Macêdo Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia
  • Cynderella Karla Moraes de Lima Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia
  • Mariane Sousa Régis Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia
  • Ivonaldo Leidson Barbosa Lima Universidade Federal da Paraíba - UFPB / Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística
  • Giorvan Ânderson dos Santos Alves Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba / Professor Adjunto II

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24631

Palavras-chave:

Letramento, Síndrome de Down, Linguagem

Resumo

Esse estudo objetivou caracterizar e discutir as estratégias de letramento utilizadas na intervenção fonoaudiológica em sujeitos com síndrome de Down. Para isso, foram analisados os prontuários de 29 sujeitos, de ambos os sexos, atendidos em um projeto de extensão universitária, com idades entre dois e trinta e um anos. A análise dos dados observou as práticas de letramento utilizadas com os indivíduos, seguido da categorização em dois grupos de acordo com os objetivos da intervenção. O primeiro grupo focava o desenvolvimento das estratégias com foco na modalidade oral da língua, como: leitura de livros infantis; atividades de psicomotricidade associando à linguagem oral; leitura de histórias e recontagem; uso de músicas infantis, explorando o conteúdo da mesma. Já o objetivo do segundo grupo era o de desenvolver a linguagem escrita, fazendo com que o indivíduo entendesse e utilizasse a escrita em sua funcionalidade, como: leitura de histórias que sejam do interesse do sujeito, produção de diversos gêneros textuais, jogos que explorem a consciência fonológica, uso dos gêneros digitais. Observou-se que as estratégias de letramento encontradas puderam contribuir para o desenvolvimento linguístico, educacional e social da pessoa com síndrome de Down, as mesmas buscam envolver a linguagem nas práticas sociais. As estratégias são benéficas para o trabalho do fonoaudiólogo, assim como, para outros profissionais que lidam com a população estudada.

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Biografia do Autor

Isabelle Cahino Delgado, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba / Professora Adjunta

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2002) e Especialização em Patologias da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2004). É Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), na Área de Concentração Teoria e Análise Linguística e Linha de Pesquisa Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura, Escrita, Alfabetização, Letramento e Síndrome de Down, também inerentes à área de Linguística. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia, na área de Linguagem; Tutora / Colaboradora do Curso de Letras LIBRAS da UAB (UFPB); Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC/UFPB) e Líder do Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas (NELF/CNPq). João Pessoa, Paraíba, Brasil

Talita Maria Monteiro Farias Barbosa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB / Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Graduada em Fonoaudiologia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Bruna Samyres Oliveira de Macêdo, Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Cynderella Karla Moraes de Lima, Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia

Graduada em Fonoaudiologia. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Mariane Sousa Régis, Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB / Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística

Graduado em Fonoaudiologia. Mestre e Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Giorvan Ânderson dos Santos Alves, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba / Professor Adjunto II

Possui Bacharelado Em Fonoaudiologia (2002) e MBA em Gestão Hospitalar e em Serviços de Saúde pelo Centro Universitário de João Pessoa Unipê (2004); Especialização em Motricidade Orofacial pela UFPE (2004); é Mestre (2008) e Doutor (2012) em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba do curso de Fonoaudiologia e Docente/Colaborador do curso de LETRAS/LIBRAS da UAB. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Motricidade Orofacial e na área de Linguística em Aquisição e Alterações da Linguagem e da Fala. Professor Efetivo dos Programas de Pós-graduação em Linguística (PROLING) e do Mestrado Profissionalizante de Gerontologia.

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Delgado, I. C., Barbosa, T. M. M. F., Macêdo, B. S. O. de, Lima, C. K. M. de, Régis, M. S., Lima, I. L. B., & Alves, G. Ânderson dos S. (2019). Estratégias de letramento voltadas à intervenção fonoaudiológica em pessoas com síndrome de Down. Revista Educação Especial, 32, e33/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X24631

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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