Habilidades sociais, interação social e a inclusão escolar de uma criança cega
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X20002Palavras-chave:
Habilidades sociais, criança cega, inclusão escolarResumo
O presente artigo tem os seguintes objetivos: (a) analisar o repertório de habilidades sociais e a inclusão escolar de uma criança cega; (b) caracterizar o repertório de habilidades sociais dessa criança; (c) caracterizar a interação social da criança cega no contexto da educação inclusiva. Para atender a esses objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa de delineamento descritivo, através de multimétodos, com estudo de caso com uma criança com cegueira total, de 11 anos de idade, aluna de uma escola regular do sistema público de ensino. Foram realizados registros em vídeo da interação social da criança cega no contexto escolar. Os pais e professores responderam ao inventário SSRS-BR², utilizado para caracterização do repertório de habilidades sociais da criança. Os resultados obtidos apontaram que a criança apresentou um repertório de habilidades sociais médio inferior, com os menores escores relacionados às habilidades de desenvoltura social, assertividade, cooperação e afetividade. Responsabilidade foi a classe de habilidade social mais desenvolvida. Verificou-se que a criança interagia com maior frequência com as professoras e com os colegas da sala de recursos e recusava as iniciativas de interação das crianças videntes. A criança apresentou déficits em algumas classes de habilidades sociais, o que possivelmente interferiu na sua relação com os colegas e consequentemente no processo de inclusão. Nesse sentido é importante que estudos mais aprofundados sejam desenvolvidos com crianças deficientes visuais para que se ampliem a formulação de práticas pedagógicas, que possam estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e a promoção de interações sociais satisfatórias no contexto escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).