Habilidades sociais, interação social e a inclusão escolar de uma criança cega

Autores

  • Marina Pereira de Souza Faculdade Estácio de Sergipe
  • Priscila Alcântara Bezerra Silva Faculdade Estácio de Sergipe
  • Maria Luiza Pontes de França Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola de Ciências e Tecnologia
  • Graziela Maria da Silva Gatto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X20002

Palavras-chave:

Habilidades sociais, criança cega, inclusão escolar

Resumo

O presente artigo tem os seguintes objetivos: (a) analisar o repertório de habilidades sociais e a inclusão escolar de uma criança cega; (b) caracterizar o repertório de habilidades sociais dessa criança; (c) caracterizar a interação social da criança cega no contexto da educação inclusiva. Para atender a esses objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa de delineamento descritivo, através de multimétodos, com estudo de caso com uma criança com cegueira total, de 11 anos de idade, aluna de uma escola regular do sistema público de ensino. Foram realizados registros em vídeo da interação social da criança cega no contexto escolar. Os pais e professores responderam ao inventário SSRS-BR², utilizado para caracterização do repertório de habilidades sociais da criança. Os resultados obtidos apontaram que a criança apresentou um repertório de habilidades sociais médio inferior, com os menores escores relacionados às habilidades de desenvoltura social, assertividade, cooperação e afetividade. Responsabilidade foi a classe de habilidade social mais desenvolvida. Verificou-se que a criança interagia com maior frequência com as professoras e com os colegas da sala de recursos e recusava as iniciativas de interação das crianças videntes. A criança apresentou déficits em algumas classes de habilidades sociais, o que possivelmente interferiu na sua relação com os colegas e consequentemente no processo de inclusão. Nesse sentido é importante que estudos mais aprofundados sejam desenvolvidos com crianças deficientes visuais para que se ampliem a formulação de práticas pedagógicas, que possam estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e a promoção de interações sociais satisfatórias no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Marina Pereira de Souza, Faculdade Estácio de Sergipe

Possui graduação em Psicologia (2014). Atua na área clínica e escolar/educacional. Bolsista de pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade Estácio de Sergipe (2015 em andamento). Pós graduanda em Docência no Ensino Superior (2015).

Priscila Alcântara Bezerra Silva, Faculdade Estácio de Sergipe

Graduada em Psicologia (2014). Pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade Estácio de Sergipe (2015 em andamento). Atua na área clínica.

Maria Luiza Pontes de França Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola de Ciências e Tecnologia

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2005), graduação em Formação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2006), mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e doutorado em Psicologia (Comportamento e Cognição) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSCAR (2012). É membro do GT-Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) desde 2010. Os temas mais frequentes na sua produção científica consistem em: desenvolvimento e comportamento humano, interação social, habilidades sociais, educação especial e aprendizagem de alunos com necessidades especiais, dotação e talento, deficiência visual, inclusão, valores humanos, condutas delitivas, intervenção. Tem experiência nas seguintes áreas: Psicologia Escolar Educacional, Relações Interpessoais em diferentes contextos, Inteligência Emocional e desenvolvimento de talentos, Formação de Professores, Habilidades Sociais de profissionais da área de Educação, Saúde e Organizacional.

Graziela Maria da Silva Gatto, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga, com mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe, especialização em Psicodrama pela PROFINT/SE e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas/SP. Possui experiência de trabalho como apoiadora institucional da Rede Cegonha pelo Ministério da Saúde/SE, como psicóloga em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) localizado no município de Aracaju / SE e como assessora executiva na Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado de Sergipe (CPPM). Estagiou no campo da Saúde Pública, em instituições de Saúde Mental, com base nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (PNH). Atuou como professora no curso de Psicologia da Faculdade Estácio de Sergipe - FASE (Aracaju/SE) e, atualmente, faz parte do corpo docente do curso de Psicologia da Faculdade Pio Décimo (Aracaju / SE), com experiência de pesquisa em temáticas relacionadas à saúde pública, políticas públicas para as mulheres e análise institucional.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Souza, M. P. de, Silva, P. A. B., Freitas, M. L. P. de F., & Gatto, G. M. da S. (2016). Habilidades sociais, interação social e a inclusão escolar de uma criança cega. Revista Educação Especial, 29(55), 323–336. https://doi.org/10.5902/1984686X20002

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua